Brasil aparece no centro de novo mapa-múndi do IBGE

Ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais no ano de 2025. Este é o objetivo de um novo mapa-múndi lançado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A imagem divulgada coloca o nosso país no centro do mundo e apresenta uma versão invertida em relação ao mapa tradicional. Além disso, dá maior importância para regiões que não costumam ter grande destaque nas representações mais utilizadas.

Representação não está equivocada

  • De acordo com o IBGE, o novo mapa traz destacados os países que compõe o BRICS, o Mercosul, os países de língua portuguesa e do bioma amazônico.
  • Também ganharam maior destaque as cidades do Rio de Janeiro, como capital dos BRICS, e Belém, sede COP 30.
  • Bem como o Ceará, que receberá o Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global neste ano.
  • Lembrando que o mapa-múndi é apenas uma representação do nosso planeta, não existindo uma forma mais correta do que outra.
  • Por exemplo, não é errado colocar a América do Sul no centro, assim como não é equivocado inverter o Norte e o Sul, uma vez que estas são apenas formas de representar a Terra.
Novo mapa dá destaque ao Brasil como líder de grupos como os BRICS (Imagem: Oleg Elkov/Shutterstock)

Leia mais

Importância geopolítica do Brasil

Em 2025, o Brasil ocupa a presidência rotativa do BRICS. Além do nosso país, o grupo é formado por outros onze integrantes: Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

O bloco serve como espaço de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas. Além disso, tem atuado como uma alternativa ao G7, grupo dos países mais ricos do mundo.

Brasil vai sediar a COP 30 no final deste ano (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

O nosso país também integra o Mercosul, um bloco comercial que visa integração regional e que também é composto por Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela (que está suspensa por conta da “ruptura da ordem democrática) e Bolívia. Em meio a tensões comerciais decorrentes do tarifaço norte-americano, o grupo tem buscado ampliar o diálogo com a União Europeia.

A COP 30, por sua vez, é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas e está prevista para ocorrer em novembro deste ano em Belém. O objetivo principal do encontro é implementar as estratégias do Acordo de Paris, firmado ainda em 2015, para conter o aquecimento global abaixo de 2°C até o final do século.

O post Brasil aparece no centro de novo mapa-múndi do IBGE apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Smart TVs, caixas de som e mais ofertas de final de ano nas lojas oficiais da Shopee

As empresas que mais se destacaram em 2025

Criminosos usam IA para criar malware que rouba dados de pagamentos por NFC