Brasil e Israel têm novo capítulo de tensão após ataque a Lula nas redes sociais

Os governos de Brasil e Israel vivem um novo capítulo de tensão diplomática após declarações do ministro da Defesa israelense, Israel Katz, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em publicação feita em português no X nesta terça-feira (26), Katz chamou Lula de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”, relacionando a saída do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) à suposta proximidade do país com o Irã.

Katz chamou Lula de “antissemita declarado e apoiador do Hamas” (Imagem: Reprodução/X/Israel Katz)

O ministro também divulgou uma imagem gerada por inteligência artificial (IA) em que Lula aparece como fantoche controlado pelo aiatolá Ali Khamenei, líder supremo iraniano (veja abaixo).

“Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA — o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel — colocando o país ao lado de regimes, como o Irã, que nega, abertamente, o Holocausto, e ameaça destruir o Estado de Israel”, escreveu Katz.

O Itamaraty reagiu, classificando a manifestação como uma “grosseria inaceitável”. Em nota publicada também em rede social, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o ministro israelense repete “ofensas, inverdades e grosserias” e cobrou de Israel a obrigação de “impedir a prática de genocídio contra os palestinos”.

Lula aparece, em postagem de Katz, em imagem feita por IA como se fosse um fantoche controlado pelo aiatolá Ali Khamenei (Imagem: Isaac Fontana/Shutterstock)

Escalada das tensões entre Brasil e Israel

  • A saída do Brasil da IHRA, em julho, já havia gerado reações. A organização pró-Israel StandWithUs criticou a decisão, destacando que a aliança, criada nos anos 1990 e à qual o Brasil aderiu em 2021, tem como missão principal combater o antissemitismo e promover a educação sobre o Holocausto;
  • O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim, justificou que o Brasil se sentia “manipulado” pela definição de antissemitismo utilizada na entidade. Segundo ele, “qualquer defesa da Palestina” era enquadrada como antissemitismo;
  • Amorim ressaltou que o Brasil não nega o Holocausto e lembrou que Lula visitou o Museu do Holocausto em 2010. Ele também afirmou que a memória do Holocausto não deve ser usada como justificativa para o que descreveu como “genocídio na Palestina”.

A crise diplomática se aprofundou na segunda-feira (25), quando Israel retirou a indicação do diplomata Gali Dagan para o posto de embaixador em Brasília, após meses de impasse.

Representantes da embaixada israelense chegaram a se reunir com o Itamaraty para negociar alternativas, mas não obtiveram resposta. Segundo a CNN, o Brasil não pretende ampliar as relações com Israel pelo menos até o fim da guerra em Gaza.

Itamaraty reagiu à publicação de Katz com repúdio (Imagem: ALEXANDRE F FAGUNDES/Shutterstock)

Reincidência

O episódio mais recente soma-se a outros atritos entre os dois países. Em maio de 2024, Lula removeu, oficialmente, o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, após considerá-lo vítima de um constrangimento em fevereiro do mesmo ano, quando foi convocado ao Museu do Holocausto para ouvir críticas públicas de Katz a declarações de Lula. Na ocasião, o governo brasileiro classificou a atitude como “inaceitável”.

Além disso, em julho, o Brasil aderiu ao processo na Corte Internacional de Justiça que acusa Israel de genocídio em Gaza.

Lula também já fez críticas duras ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e foi declarado “persona non grata” em Israel. Nesta terça-feira (26), durante reunião ministerial, o presidente voltou a se referir às ofensivas israelenses na Faixa de Gaza como genocídio.

O post Brasil e Israel têm novo capítulo de tensão após ataque a Lula nas redes sociais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Juntos: veja o final explicado do filme de terror

6 templates de estudo para usar no Notion e organizar sua vida na escola ou faculdade

ChatGPT 4 ou 5? Veja um comparativo de qual o melhor