O YouTube tem cada vez mais conteúdos “slop” gerados por inteligência artificial (IA) e o brasileiro é um espectadores mais assíduos desse tipo de conteúdo. Essas são algumas das conclusões de um estudo da empresa de análise de mercado Kapwing.
O termo em inglês é usado para identificar clipes artificiais que possuem baixa qualidade técnica, mas são criados em alta quantidade para viralizar (e monetizar) nas redes sociais. Ela foi escolhida a palavra de 2025 pelo dicionário Merriam-Webster.
De acordo com o levantamento, esse formato de vídeo agora é muito presente no feed de recomendados pelo próprio YouTube. Especialmente novos usuários tendem a receber do algoritmo da plataforma a sugestão de acessar um ou vários desses criadores de conteúdo.
Outras descobertas relevantes do estudo incluem os seguintes dados:
- Entre 21% a 33% do feed do YouTube Shorts (os clipes curtos e na vertical) para novos usuários é composto de recomendações de vídeos slop;
- Deste total, por volta de 33% é do tipo ‘brainrot’ — conteúdos de baixo teor informativo ou educativo, repetitivos e considerados prejudiciais se vistos em excesso;
- O canal de slop com mais seguidores é o Cuentos Facinantes. Com 5,9 milhões de seguidores, ele tem um erro de digitação na segunda palavra e foi criado nos EUA, apesar do nome em espanhol;
- O canal indiano Bandar Apna Dost é o com mais visualizações (2,07 bilhões) e tem uma renda média anual de US$ 4,2 milhões (quase R$ 23,2 milhões em conversão direta de moeda) só com a monetização do YouTube.
O YouTube já prometeu que iria desmonetizar vídeos de slop repetitivos e superficiais criados artificialmente, mas as regras não valem para todos esses clipes. Até mesmo MrBeast, atual maior youtuber do mundo, se mostrou preocupado com a situação do mercado atual.
Brasil é destaque em consumo e produção
A Espanha é o país que tem mais canais gigantes de “slop” de IA, mas regiões como Coreia do Sul, Estados Unidos e Egito também são destaques tanto na criação desses clipes quanto na quantidade de usuários que assistem aos vídeos.
O Brasil também aparece em altas posições em todas as listas. O país está em quarto no ranking de país com a maior quantidade de usuários assinantes de canais de slop de IA e em sétimo na lista de locais que mais contribuem com visualizações desse tipo de conteúdo.
Um dos destaques em termos de canais é o brasileiro MIRANHAINSANO. Com 5,44 milhões de inscritos, o criador de conteúdo se especializou em vídeos envolvendo jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar.
Algumas postagens no formato Shorts, que é o mais utilizado pelo canal, já ultrapassaram até mesmo 21 milhões de visualizações.
Quais foram os smartphones mais decepcionantes lançados em 2025? Saiba a resposta nesta matéria do TecMundo!