Home Variedade Brasil mostra força digital com avanço do 5G

Brasil mostra força digital com avanço do 5G

by Fesouza
4 minutes read

O Brasil completou recentemente três anos de implementação do 5G com motivos para comemorar. Não se trata apenas de uma nova geração de conectividade, mas de um salto estratégico rumo a um país mais conectado, produtivo e competitivo. Desde a primeira ativação da tecnologia, em Brasília, em 6 de julho de 2022, o avanço foi expressivo: hoje, o 5G está presente em 1.025 cidades, onde vive mais de 70% da população brasileira, e é utilizado por aproximadamente 47 milhões de pessoas.

Mais do que números positivos, esses dados evidenciam o protagonismo das operadoras e o acerto das políticas públicas que nortearam o leilão de frequências realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2021. É revelador que o número de cidades com 5G hoje seja mais de dez vezes superior ao que estava previsto no cronograma oficial da Anatel até julho de 2025. Segundo esse plano, que prevê a implementação do 5G em etapas até 2030, a tecnologia estaria limitada, neste momento, às capitais e às cidades com mais de 500 mil habitantes.

O que vemos, no entanto, é uma antecipação significativa de metas: compromissos originalmente previstos para 2025 foram cumpridos com mais de um ano de antecedência, e 60% das entregas programadas para 2026 estão realizadas. Isso só foi possível graças aos investimentos massivos das operadoras de telecomunicações, que aportaram cerca de R$ 156 bilhões no país nos últimos quatro anos, sendo grande parte desse valor voltado à infraestrutura do 5G. A tecnologia conta hoje com 45.281 antenas instaladas, o equivalente a 73% da meta prevista para 2030.

5G-Brasil-3anos

Esse ritmo acelerado supera em muito o observado na implantação do 4G, o que evidencia o sucesso do modelo adotado no leilão da Anatel, considerado o maior da história da agência. Mais do que gerar receitas, ele pavimentou o caminho para uma conectividade mais abrangente, rápida e robusta, fundamental para a transformação digital que o Brasil tanto necessita.

Mas não se trata apenas de cobertura ou velocidade. O 5G representa uma plataforma para inovação em diversas frentes. Setores como saúde, educação, agronegócio e outros ganham novas possibilidades com a conectividade de baixa latência. Na indústria, já se observam avanços palpáveis. O 5G permite ganhos de eficiência, automação de processos, redução de custos e produtividade. Exemplos concretos não faltam: a rede privativa da Huawei, em Sorocaba, otimiza operações logísticas; o Polo de Inovação 5G da Usina São Martinho, em Ribeirão Preto, demonstra o potencial no campo; e, em Minas Gerais, a Gerdau já explora os benefícios da tecnologia em uma de suas minas, otimizando frotas, geotecnia e gestão de recursos hídricos. Esses casos mostram que o 5G está começando a gerar impacto na economia brasileira.

Tratar do futuro do 5G e da inovação da tecnologia é parte do nosso dia a dia. Nos dias 2 e 3 de setembro, a edição 2025 do Painel Telebrasil, principal evento de telecomunicações do país, leva aos palcos discussões importantes sobre o desenvolvimento de aplicações voltadas para o 5G, e de que forma elas impulsionam o processo de transformação econômica e social que presenciamos. 

Brasil-5G-internet

Diante de tudo isso, é impossível não reconhecer que o Brasil está na vanguarda da adoção do 5G em nível global. O país se destaca por ser um dos pioneiros na oferta de 5G standalone, conhecido como 5G puro. Em todo o mundo, segundo relatório da GSA de abril de 2025, apenas 39 países lançaram a rede 5G standalone. O país também protagoniza na oferta de 5G de qualidade. Dados da Opensignal apontam que o Brasil tem o terceiro 5G mais veloz do mundo. O compromisso das operadoras com o avanço tecnológico, aliado ao ambiente regulatório estável e à clareza de metas, criou as condições ideais para essa transformação.

O que está em curso é mais do que a evolução de uma rede: é a construção de uma nova infraestrutura para o futuro. O 5G já é uma realidade e, ao manter esse ritmo de expansão e inovação, se tornará um dos principais pilares da transformação digital brasileira, impulsionando inclusão, produtividade e desenvolvimento sustentável para todos.

You may also like

Leave a Comment