O número de carros 100% elétricos no Brasil deve crescer, em média, 26,1% até 2040. Queda no preço das baterias e maior oferta de modelos são fatores que impulsionam o interesse. No entanto, o aumento efetivo enfrenta desafios, incluindo a disponibilidade de rede de carregamento.
Os dados são do estudo Iniciativas e Desafios Estruturantes para Impulsionar a Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil até 2040, da LCA Consultores e encomendado pelo Instituto MBCBrasil.

Carros elétricos vão ficar mais populares
Segundo o estudo, o aumento no número de carros 100% elétricos tem a ver com fatores como a queda no preço das baterias (um dos itens mais caros na produção atualmente), mais modelos disponíveis no mercado e o avanço gradual na infraestrutura de carregamento.
Os dados apontam que a popularização deve ser mais intensa nas regiões Sul e Sudeste, que têm maior poder aquisitivo, rede elétrica mais robusta e concentração de carregadores rápidos.
Os números levam em conta tanto carros elétricos leves quanto frotas comerciais e logísticas. Mesmo com o aumento, os 100% elétricos continuarão sendo uma parcela pequena nas ruas do Brasil, já que os híbridos ainda são mais populares nacionalmente.

Avanço enfrenta desafios
O avanço enfrenta alguns desafios:
- O principal deles é a expansão na rede de carregamento. De acordo com o levantamento, o Brasil precisa chegar a 807 mil pontos de recarga até 2040 – um aumento de 44% em relação ao que já existe hoje (somando públicos e privados).
- A projeção estima que, para isso, são necessários investimentos entre R$ 20,7 bilhões e R$ 24,9 bilhões;
- Outro desafio é a qualidade e a disponibilidade de rede elétrica para conectar esses novos pontos de recarga. Mesmo que a demanda seja baixa atualmente, as redes precisam estar prontas para aguentar a carga a médio prazo;
- Isso também requer regulamentações e padronizações de segurança para carregadores rápidos.
Leia mais:
- O que deteriora as baterias de carros elétricos? Estudo revela
- Baterias de estado sólido para carros elétricos tem avanço importante
- Venda de eletrificados cresce no Brasil e modelos plug-in puxam o avanço
Políticas de incentivo podem ajudar popularização dos carros elétricos
Os consultores da LCA ainda destacam que políticas de incentivo devem ter papel importante na popularização dos carros elétricos no Brasil. Entre essas políticas, estão descontos em Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), isenção de pedágio e outros estímulos à eletrificação.
O post Brasil: número de carros elétricos nas ruas deve crescer mais de 25% nos próximos anos apareceu primeiro em Olhar Digital.
