Brasil recebe primeiro lote de tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos

O Ministério da Saúde informou que recebeu, na sexta-feira (26), o primeiro lote de tecovirimat, antiviral aprovado para o tratamento da varíola dos macacos. Segundo informações do Estadão, foram recebidas 12 remessas doadas pelo fabricante do medicamento, a Siga Technologies. 

A pasta reforçou que segue em tratativas com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e com o laboratório para obter mais lotes. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também lembrou em seu Twitter que, inicialmente, “a autorização é para uso compassivo apenas em casos graves da doença”. 

Os critérios para dispensação e elegibilidade dos pacientes graves que receberão o tratamento ficará a cargo do Centro de Operação de Emergências para Monkeypox (COE – Monkeypox), que segue os padrões internacionais de uso do medicamento.

— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) August 26, 2022

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do medicamento tecovirimat para o tratamento da doença no Brasil na quinta-feira (25). 

Para uma liberação mais rápida a reguladora também autorizou a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da doença. A decisão, aprovada por unanimidade, simplificou a análise documental e também visa facilitar o acesso da população brasileira.   

A dispensa temporária tem validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa. 

Leia mais! 

Pesquisa diz que uma dose de álcool é suficiente para alterar o cérebroExiste diferença entre o cérebro humano e o dos macacos?Alimentação e atividade física ajudam a prevenir o câncer?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 8% dos casos no mundo precisaram de internação hospitalar, e 0,1% em unidade de terapia intensiva (UTI). Segundo a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, o tecovirimat interage com o vírus e impede que ele se reproduza normalmente, o que retarda a propagação da infecção. 

Embora o Brasil esteja em terceiro no lugar no ranking de países com mais casos de varíola dos macacos, a OMS anunciou, na quinta-feira (25), que há uma curva no número de infectados; os casos caíram 21% no mundo nos últimos sete dias.

Até aqui, os dados atualizados pela organização revelam que foram registrados 41 mil casos da doença e 12 óbitos. Apesar de atingir 96 países, o epicentro do surto são os Estados Unidos, que respondem por uma fatia de 34% das infecções, seguidos pela Espanha. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Brasil recebe primeiro lote de tecovirimat para tratamento da varíola dos macacos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

App Fotos do Windows 11 vai usar IA para categorizar fotos de documentos e anotações automaticamente

Notebook básico, mas eficiente: Asus Vivobook 15 está em oferta

Que fim levou o Flash, software popular que animava jogos e sites nos anos 2000?