Dois casos da subvariante da Covid-19 batizada de Ômicron XQ foram registrados em São Paulo nesta quinta-feira (5). Esses são os primeiros diagnósticos dessa versão da cepa no Brasil. O sequenciamento foi realizado pelo Instituto Butantan, na capital paulista.
A Ômicron XQ é a combinação das subilinhagens BA.1.1 e BA.2 da variante Ômicron. Isso é diferente de casos em que o indivíduo é infectado ao mesmo tempo por duas cepas diferentes, como já aconteceu antes com a Covid-19.
No caso da XQ, assim como ocorreu com a XE, há uma mistura entre os elementos das duas subvariantes da Ômicron que resultaram na nova versão, mas a pessoa não está sendo infectada simultaneamente pelas duas versões da variante, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Ômicron XQ: devo me preocupar?
Como poucos casos foram registrados no mundo, ainda não há informações se a XQ é mais infecciosa do que as outras versões da variante Ômicron. No caso da XE, por exemplo, ela não conseguiu superar as outras versões da Cepa. Então é preciso aguardar que haja mais casos para que estudos consigam determinar o real perigo da subvariante combinada.
Leia também!
OMS define casos de hepatite infantil como “prioridade absoluta”Maconha pode aumentar risco de doenças cardíacas, diz estudoPesquisa aponta que uso de celular pode aumentar risco de Alzheimer; entenda
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo informou em nota que identificou os dois casos da cepa. “A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e, até o momento, há dois casos da nova variante Ômicron XQ (BA.1.1 e BA.2) no município de São Paulo identificadas pelo Instituto Butantan. Balanço da vigilância aponta mais de 10 mil casos da variante Ômicron e suas sublinhagens”, diz um trecho do comunicado.
“O comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo. A Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variante de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e a Ômicron”, completa ainda.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Brasil registra primeiros casos da Ômicron XQ; entenda a subvariante apareceu primeiro em Olhar Digital.