Brasil se torna o 6º maior gerador de energia solar do mundo

O Brasil é uma das potenciais mundiais quando o assunto é produção de energia solar. Os investimentos no setor estão crescendo de forma expressiva nos últimos anos, o que tem possibilitado o aumento da capacidade de geração energética do nosso país.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil acaba de atingir 50 gigawatts de capacidade instalada de energia solar. Isso coloca o país em 6º lugar no ranking global, atrás apenas de China, EUA, Alemanha, Índia e Japão.

Investimentos bilionários estão promovendo o crescimento do setor

Atualmente, 33,5 GW são gerados por pequenos e médios sistemas no Brasil, sendo estas propriedades decentralizadas as principais responsáveis pelo potencial energético solar brasileiro. Já as grandes usinas solares adicionam 16,5 GW à capacidade total nacional.

De acordo com a Absolar, entre janeiro e outubro de 2024, foram instaladas 119 usinas solares no país, adicionando 4,54 GW à potência elétrica fiscalizada. A energia solar agora representa 20,7% da matriz elétrica brasileira, ocupando a segunda posição entre as fontes de energia, atrás apenas da hidrelétrica.

Desde 2012, o setor atraiu R$ 229,7 bilhões em investimentos e gerou R$ 71 bilhões em arrecadação fiscal. Além disso, contribuiu para a redução das emissões de gases de efeito estufa, evitando a liberação de 60,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂).

Energia solar agora representa 20,7% da matriz elétrica brasileira (Imagem: bombermoon/Shutterstock)

Mas nem todas as notícias relacionadas ao setor são positivas. Recentemente, a Absolar manifestou preocupação com a decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior de aumentar o Imposto de Importação sobre componentes de painéis solares de 9,6% para 25%.

A medida, justificada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços como forma de fortalecer a indústria nacional e criar empregos, poderia afetar o crescimento do setor solar no Brasil, na avaliação da associação.

Leia mais

Investimentos em energia solar no Brasil não param de crescer (Imagem: Fit Ztudio/ Shutterstock)

Maiores capacidades instaladas para geração de energia solar:

  1. China – 817 GW;
  2. Estados Unidos – 189,7 GW;
  3. Alemanha – 94,36 GW;
  4. Índia – 92,12 GW;
  5. Japão – 90,4 GW;
  6. Brasil – 50 GW.

O post Brasil se torna o 6º maior gerador de energia solar do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games Store libera dois jogos grátis nesta quinta (21)! Resgate agora

Decepção? Chip dos novos Google Pixel 10 fica bem atrás do iPhone 16 Pro

Tênis Puma, chuteiras, bonés e mais com até 66% OFF no Outlet da Netshoes