Brasileiras desenvolvem pingente com botão de emergência

O Biju parece apenas um pingente, mas tem botão de emergência que pode ser acionado durante uma situação de risco. O dispositivo foi pensado e desenvolvido por duas brasileiras, Juliana Ladeira e Carol Mordente, e visa ser um mecanismo de proteção para mulheres.

O pingente se conecta ao celular por Bluetooth. A partir do app Têssa, a usuária cadastra até cinco contatos de sua rede de segurança. Se a usuária pressiona o botão de emergência atrás do pingente por três segundos, alertas e localização em tempo real são enviados para os contatos. O Biju funciona mesmo sem internet, com os alertas sendo enviados por SMS.

Juliana Ladeira, fundadora da Têssa, teve a ideia quando percebeu como a insegurança é uma constante na vida das mulheres. Mas o pingente também pode ser usado por homens e idosos que moram sozinhos, entregadores, motoristas profissionais, vendedores de rua e pessoas que vivem momentos de insegurança em seu dia a dia.

Leia mais:

Saiba como ativar o botão de emergência no iPhoneStartup NINA é novo canal de combate à violência contra as mulheresGoogle destacará no topo das pesquisas como agir em casos de violência doméstica

O pingente com botão de emergência Biju é feito de resina, e também pode ser usado como chaveiro, por exemplo. O dispositivo está em fase final de testes e a empresa pretende divulgar os resultados ao público em breve. O Biju tem previsão de lançamento para algum momento em julho, e o dispositivo já está em pré-venda na loja da Têssa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Brasileiras desenvolvem pingente com botão de emergência apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

ChatGPT não vai mais flertar com usuários nem interagir sobre automutilação, anuncia CEO

Meta Connect 2025: acompanhe evento ao vivo no TecMundo com tradução simultânea

Brasileiros não sabem se proteger de golpes online, revela pesquisa