Brasileiros são as principais vítimas de fraudes online, explica relatório

O Brasil mais uma vez encabeça a lista de países que mais sofrem com golpes e ataques cibernéticos. Um levantamento realizado pela Veriff, especializada em verificação de identidade e segurança na web, aponta que o país lidera o ranking de vítimas de fraudes online, e cerca de 40% dos entrevistados perdeu mais de R$ 1.300 com os ataques.

As informações foram coletadas por meio do Índice de Fraude 2025, um relatório que detalha a experiência de consumidores com fraude online. Essa entrevista consultou 2 mil indivíduos dos EUA, Reino Unido e Brasil, e 95% disse já ter se deparado com atividades fraudulentas. O Brasil lidera com 26% dos brasileiros vítimas de fraude, enquanto os norte-americanos e britânicos correspondem a 15 e 20%, respectivamente.

O documento também aponta que 5% dos entrevistados brasileiros afirmam ter perdido mais de R$ 26 mil em um único golpe. No cenário global, 74% das pessoas que responderam dizem ter tido algum prejuízo financeiro com esses golpes, enquanto 10% afirma ter perdido milhares de dólares no processo.

Brasileiros tem maior tensão na hora de comprar produtos online (Imagem: Ton Photograph/GettyImages)

Em comparação ao ano anterior, a Veriff observou um aumento expressivo de 21% no número de casos. Mais de 17% dos entrevistados já enfrentaram incidentes de fraude online ao menos cinco vezes nos últimos 12 meses, sugerindo uma ameaça crescente para consumidores de todo o mundo, mas com um olhar especial para o Brasil.

IA e deepfakes assolam consumidores

Um dos motivos para esse aumento no número de golpes tem relação direta com os avanços de inteligências artificiais e deepfakes nas mãos dos criminosos. De todos os entrevistados, menos de 4% diz não ter medo desse tipo de crime, mas 78% já foi alvo de fraudes com esses recursos.

  • Cerca de metade dos respondentes globais (46,05%) estão muito assustados com o potencial dessas tecnologias;
  • O cenário brasileiro é desafiador, e o relatório detalha que 60% dos consumidores já sofreu tentativas de golpes com IA;
  • A análise também explica que os brasileiros estão mais abertos a utilizarem tecnologias como reconhecimento facial e verificação por documentos e fotos;
  • Quase 80% dos usuários do Brasil acredita ser fundamental o reembolso em casos de fraude;
  • 87% dos brasileiros também consideram o histórico de prevenção de fraudes de uma empresa antes de adquirir seu serviço ou produto.

“A sofisticação dos ataques com IA e deepfakes já não é hipótese, é realidade. No Brasil, consumidores estão entre os mais exigentes do mundo quanto à segurança. As empresas que não investirem em verificação de identidade e tecnologias de ponta correm o risco de perder clientes, dinheiro e reputação”, explica a diretora de mercados emergentes da Veriff, Andrea Rozenberg.

O ideal para se proteger de fraudes durante compras é sempre prestar atenção em detalhes, como verificar se o link dos sites possuem domínios estranhos ou com erros de digitação. Evitar clicar em promoções enviadas por email ou mensagem também é importante, além de sempre realizar pagamentos em sites que tenham plataformas confiáveis, como Mercado Pago, PayPal, etc.

Também se lembre de nunca fornecer senhas, códigos de verificação ou dados bancários por telefone, e-mail ou redes sociais. Para ficar de olho em golpes e fraudes, fique ligado no site do TecMundo e não perca nenhuma informação.

Related posts

Android: 5 jogos grátis em alta para baixar na Play Store esta semana (27)

Xiaomi Smart Pet Fountain 2 não bate a clássica tigelinha [Review]

Paramount Skydance anuncia cortes de 1.000 empregos após fusão