Brasileiros transformam carrinho virtual em lista de desejos no comércio eletrônico, mostra pesquisa

Com a popularização dos e-commerces, os brasileiros passam mais tempo navegando e comprando na internet. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a Amazon do Brasil, 95% dos brasileiros utilizam a famosa ferramenta do carrinho virtual para decidir se comprará ou não um produto, como uma real vitrine de loja.

  • Dos 95% que usam o recurso para decidir a compra, 74% dos consumidores o utilizam para evitar compras impulsivas;
  • Já 72% desse grupo enxerga o carrinho como uma “lista dos sonhos”, algo similar ao que a lista de desejos já faz;
  • A pesquisa indica que 34% dos entrevistados passa entre 30 minutos e uma hora nesse processo;
  • O hábito pode ser comparado por 73% da experiência de admirar vitrines em lojas físicas.

Um ponto de destaque desse levantamento tem relação com a experiência do usuário, já que 61% dos consumidores dizem sentir prazer e diversão no ato. A interação com os carrinhos virtuais opera quase como uma simulação da compra, que também atua no cenário imaginário de ter o produto.

Amazon entendem que o carrinho virtual evoluiu para “uma ferramenta de planejamento e descoberta” (Imagem: GettyImages)

Carrinho se torna essencial para monitorar preços

Para além do aspecto de posse, 82% dos consumidores disseram que usam o carrinho para monitorar preços. Já com os itens na cesta, 76% dos entrevistados aguardam eventos promocionais para concluir as compras, enquanto 92% gostariam de receber sugestões de descontos, e 87% em receber alertas sobre alterações nos preços.

Com os itens no carrinho, 95% dos entrevistados comentam que desistiram de finalizar a compra por fatores como frete caro (75%), prazo de entrega muito longo (62%), preferência por outra loja (39%), finalização de compra burocrática (35%) e condições de parcelamento insatisfatórias (34%). Confira os itens mais procurados abaixo:

  • Roupas e calçados (88%);
  • Eletroportáteis e eletrônicos (78%);
  • Produtos de higiene e beleza (66%);
  • Móveis e decoração (62%);
  • Livros e papelaria (53%);
  • Brinquedos e jogos (52%);
  • Alimentos e bebidas (43%).

Para mais informações sobre hábitos do consumidor, fique de olho no site do TecMundo.

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