Britânico quer dirigir um Nissan Ariya do Polo Norte ao Polo Sul

Quatro anos atrás, Chris Ramsey obteve o recorde de maior distância completada com uma bicicleta elétrica, ao viajar 290 km com uma Volt Pulse no Grampian Transport Museum, na Escócia. Agora, o britânico fez um baita upgrade nas pretensões e vai usar um carro para ir muito mais longe: quer viajar do Polo Norte ao Polo Sul da Terra com um Nissan Ariya. A expedição, intitulada “Pole to Pole” e anunciada nesta terça-feira (24) pela montadora japonesa, terá início em março de 2023.

No caso, são os polos magnéticos. Polos geográficos (os “normais”, no mapa) são o centro do eixo de rotação da terra, enquanto polos magnéticos são o centro do campo magnético da Terra. A distância entre os dois tipos é cerca de 3 mil quilômetros. O Polo Norte geográfico fica no meio do Oceano Ártico congelado, mas o Polo Norte magnético fica na Ilha Ellesmere, no Canadá, e o Polo Sul magnético é na costa da Antártida, tornando a viagem possível (se com trechos por navio).

Para alcançar o feito, Ramsey terá que rodar mais de 27 mil quilômetros por várias regiões e continentes com o Nissan Ariya e-4ORCE. De acordo com a montadora, a aventura será de alto impacto para o crossover elétrico já que são previstas temperaturas entre -30 ºC e 30 ºC. Caso ela dê certo, o escocês terá sido a primeira pessoa a dirigir de um polo a outro em um veículo automotivo (de qualquer tipo). O caminho começará no Ártico e passará pelas três Américas (Norte, Central e Sul) antes de atingir a Antártida.

“Nossa missão é mostrar que os veículos elétricos podem enfrentar os ambientes mais severos — do frio intenso dos polos às florestas quentes e úmidas da América do Sul”, destaca Ramsey, que se diz um ativista da sustentabilidade e da mobilidade elétrica.

A new adventure for the #NissanAriya
Our flagship EV will embark on the world’s first all-electric expedition from the Magnetic North Pole to the South Pole. Learn more about the upcoming thrilling journey here: https://t.co/KsLmgi1thL pic.twitter.com/S3umCDS9QU

— Nissan Motor (@NissanMotor) May 24, 2022

De acordo com a Nissan, o Ariya terá que passar por um amplo ajuste na carroceria para enfrentar as condições extremas nos polos norte e sul. Rodas, pneus e suspensão serão modificados e um segundo Ariya não-modificado atuará como veículo de apoio na expedição.

O sistema de tração integral e-4ORCE também deve ajudar na empreitada, uma vez que as quatro rodas usam freio regenerativo e, segundo a Nissan, fornecem ao motorista uma condução menos truncada. A montadora diz que o sistema aumenta a confiança do piloto ao traçar uma linha de direção em vários tipos de superfície, “sem a necessidade de mudanças no estilo de pilotagem ou entrada de curva”.

Chris Ramsey terá que viajar 27 mil km com o Nissan Leaf para ir do Polo Norte ao Polo Sul (Nissan/Divulgação)

Especialista em extremos geográficos

Ramsey, por sua vez, é um especialista em jornadas com veículos 100% elétricos. Em 2017, ele e a esposa Julie se tornaram a primeira equipe a fechar o desafiador Rally da Mongólia em um carro a bateria. À época, a dupla viajou mais de 16 mil quilômetros com um Nissan Leaf de alcance limitado (250 km), passando por mais de 20 países na Europa e Ásia Central. Naquele ano, o evento teve largada em Goodwood, sul da Inglaterra, e chegada em Ulan-Ude, quase na fronteira da Rússia com a Mongólia.

Dois anos antes, Ramsey também encarou uma jornada de 2.615 km entre John O’Groats, no extremo norte da Escócia, e Land’s End, na Cornualha, sudoeste da Inglaterra. Na viagem de dois dias, o britânico utilizou apenas pontos de carregamento públicos e gratuitos com o Nissan Leaf.

Crédito da imagem principal: Nissan/Divulgação

Leia mais:

Nissan atrasa as entregas do elétrico Ariya por conta da crise dos chipsCrossover elétrico Ariya chega aos EUA para socorrer Nissan da criseNissan apresenta o Ariya Single Seater, modelo de corrida baseado no crossover elétrico

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Britânico quer dirigir um Nissan Ariya do Polo Norte ao Polo Sul apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Will Smith comendo espaguete? Comparação mostra avanço da IA em poucos anos

Onde assistir Jurassic World: Recomeço e outros filmes da franquia? Veja cronologia

JMail permite que qualquer um acesse os “Epstein Files” em interface estilo Gmail