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C-130 Hércules: conheça a maior aeronave que já pousou em um porta-aviões

by Fesouza
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Considerado um dos modelos mais importantes da história da aviação militar, o C-130 Hércules é detentor de vários recordes desde que começou a voar, em 1954, participando de missões nos mais variados tipos de ambientes. Um dos seus principais feitos foi se tornar a maior aeronave que já pousou em um porta-aviões.

Mesmo com seu tamanho e peso superiores aos dos caças que geralmente pousam e decolam nos navios de guerra adaptados para funcionar como bases aéreas, o avião fabricado pela Lockheed Martin não teve maiores dificuldades para realizar a operação. O experimento aconteceu em 1963, nos Estados Unidos.

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A Lockheed Martin já produziu mais de 2.500 unidades do C-130 Hércules. (Imagem: Getty Images)

Como foi o pouso do C-130 Hércules no porta-aviões?

O pouso do gigante avião militar quadrimotor no convés do porta-aviões USS Forrestal chegou a ser apontado como improvável, devido ao tamanho mínimo da pista para este tipo de aeronave, de pouco mais de 600 m. O convés do navio tinha cerca de metade disso, mas ainda assim os testes foram realizados.

  • Entre outubro e novembro daquele ano, o C-130 Hércules fez 21 pousos e decolagens completas e sem assistência no USS Forrestal, em diferentes variações de pesos;
  • A versão utilizada foi um KC-130F utilizado como aeronave de reabastecimento do Centro de Testes Navais dos EUA, que precisou passar por algumas adaptações;
  • Instalação de um sistema de freios antideslizante aprimorado, trem de pouso adaptado em uma área diferente e a remoção dos mecanismos de reabastecimento das asas foram algumas das mudanças;
  • O peso bruto da aeronave variou de 38.555 kg a 54.884 kg durante os testes, mais que o dobro de um caça F-4 totalmente carregado, na comparação com a versão mais pesada do Hércules;
  • Para os pousos, o avião usou cerca de 140 m da pista do porta-aviões, enquanto nas decolagens ele necessitava de menos de 230 m.

Os testes provaram que o modelo era capaz de pousar e decolar do convés do navio sem muito esforço, inclusive não precisando acionar os mecanismos que auxiliam na subida e na descida. A ideia era aproveitar a grande capacidade de carga para levar suprimentos ao USS Forrestal.

Mas a Marinha americana decidiu utilizar aeronaves diferentes para realizar as entregas em alto-mar. Enquanto isso, o C-130 Hércules que se tornou o maior e mais pesado avião a pousar em um porta-aviões continuou sendo usado em outras tarefas até ser aposentado e exposto em um museu na Flórida.

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O C-130 Hércules tem diferentes variantes, como a usada para reabastecimento aéreo. (Imagem: Getty Images)

Quais são as características do C-130 Hércules?

Avião de transporte de carga de porte médio, o modelo recordista possui quatro motores turboélice, sendo capaz de voar a até 592 km/h de velocidade máxima, tendo autonomia de 6.480 km. A Lockheed Martin entregou, até o momento, mais de 2.500 unidades em 63 países e mais de 70 variantes diferentes.

O C-130 Hércules possui rampa de carga traseira e pode se adaptar às mais variadas necessidades como para o transporte de tropas e veículos, lançamento de paraquedistas, combate a incêndios e evacuação médica. Voos de combate, operações especiais em campos de batalha e reabastecimento são outras de suas capacidades.

Ele também já esteve envolvido em missões humanitárias e de busca e salvamento, possibilitando transportar 92 passageiros, 72 soldados ou 64 paraquedistas, dependendo do caso, de acordo com a fabricante.

No Brasil, a aeronave da Lockheed foi usada pela Força Aérea Brasileira (FAB) entre 1965 e 2024 em missões humanitárias, de combate a incêndios e transporte de insumos e materiais hospitalares durante a pandemia de covid-19. O avião cargueiro KC-390 Millenium entrou em seu lugar.

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