A divisão Hyundai Mobis, da empresa sul-coreana, está apresentando sua “Smart Cabin”, uma cabine inteligente capaz de não deixar o motorista cansado (ou talvez bêbado) dirigir o veículo. Seu sistema é baseado na captação de sinais biológicos da pessoa para bloquear ou não o acesso aos controles de direção.
São analisadas métricas como postura, frequência cardíaca (eletrocardiograma, ECG) e até mesmo ondas cerebrais do motorista, por exemplo. A tecnologia consiste em um total de quatro sensores que medem os biossinais do passageiro, um controlador que os analisa e uma lógica de software, tudo em tempo real.
Leia também:
Motorista que recusa bafômetro pode levar multa, define STF Hyundai imagina um futuro com mobilidade urbana 100% robótica e o apresenta na CES 2022 Conceito de cabine da Mitsubishi rastreia os olhos do motorista para direcionar os faróis do veículo
Na cabine, há uma câmera 3D para tirar fotos tridimensionais da postura da pessoa e um sensor ECG montado no volante. Enquanto isso, um sensor headset foi desenvolvido para medir as ondas cerebrais e outro sensor realiza a medição de temperatura, umidade e dióxido de carbono no interior do veículo.
As informações coletadas são transmitidas ao controlador, que emite um aviso por meio de navegação, cluster ou head-up display (HUD) quando detecta problemas de saúde ou uma situação perigosa. Por exemplo, sonolência ao dirigir ou sinais de embriaguês.
Imagem: Divulgação/Hyundai
Cabine enviando motoristas com problemas ao pronto-socorro
Se o índice de estresse do motorista for alto através do sensor de ECG, o sistema recomenda alternar o carro para o modo de direção autônoma. Já se o nível de dióxido de carbono for excessivo, a janela é aberta ou a circulação externa é ativada.
É esperada uma evolução na cabine a ponto da tecnologia enviar os usuários ao pronto-socorro de forma autônoma em situações de emergência, como parada cardíaca. A Hyundai diz que “esta é a primeira vez que se desenvolve um controlador para a saúde que pode integrar e analisar vários biossinais”.
Para a Hyundai Mobis, os veículos devem acabar desempenhando um papel como um “centro móvel de exames de saúde” no futuro. Tudo a partir de desenvolvimentos como o de sua cabine inteligente.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Imagem: Pexels/Pixabay/CC
O post Cabine inteligente da Hyundai não vai te deixar dirigir bêbado ou com sono apareceu primeiro em Olhar Digital.