Calor extremo no Reino Unido provoca falhas em data centers do Google

O Reino Unido registrou na última terça-feira (19) a temperatura mais alta de sua história, chegando a 40,2ºC. O calor extremo não afetou as pessoas apenas fisicamente. Os servidores do Google em Londres não escaparam da onda de calor, sofrendo diversas falhas durante o dia, por problemas nos sistemas de refrigeração.

O Google explicou que um dos data centers, onde ficam os servidores aeurope-west2, teve problemas com o arrefecimento. Assim, diversos produtos da Cloud “experimentaram elevadas taxas de erro, latências, ou indisponibilidade de serviços”.

Leia mais:

Carteira do Google chega ao Brasil com 15 bancos e até comprovante de vacinaGoogle amplia serviço de impressão para Europa e CanadáGoogle retira lista “Permissões de aplicativos” da Play Store

Além do Google, a Oracle também foi forçada a fechar servidores por causa do calor extremo no Reino Unido. As duas empresas já resolveram os problemas, no começa da quarta-feira (20).

“Após temperaturas anormalmente elevadas na região sul do Reino Unido, duas unidades de refrigeração do centro de dados sofreram uma falha quando foram obrigadas a funcionar acima dos seus limites de design. Como resultado, as temperaturas no centro de dados começaram a subir, causando o encerramento de um subconjunto de infraestruturas do Compute”, diz nota da Oracle.

Termômetro marca 38ºC em Londres. Imagem: DRG Photography/Shutterstock

Essa falha nos data centers das empresas por causa do calor extremo não deve ser a última. Por causa da mudança climática, dias muito quentes vão começar a se tornar mais frequentes e as empresas de tecnologia precisarão encontrar soluções de refrigeração mais ecológicas para seus servidores.

Anteriormente, a maior temperatura registrada no Reino Unido foi de 38,7ºC, no verão de 2019. Segundo dados do Serviço de Gestão e Emergência de Copérnico, a Europa está aquecendo mais depressa que outras partes do mundo, com temperaturas médias 2,2ºC acima dos níveis pré-industriais. Este nível de aquecimento está acima do limite de 1,5ºC que a comunidade global estipulou para reduzir o desequilíbrio ambiental.

Via: IGN / BBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Calor extremo no Reino Unido provoca falhas em data centers do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Honor deve lançar dois smartphones com bateria de 10.000 mAh em 2026

O futuro do vibe coding: quando o dev vira roteirista da IA

Android: 5 jogos grátis em alta para baixar na Play Store esta semana (10/11)