Câmara aprova urgência do projeto que luta contra adultização nas redes sociais

Nesta terça-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência do projeto de lei (PL) que cria regulações para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais, bem como em apps, jogos e demais softwares.

A aprovação em caráter de urgência permite que a pauta não precise passar pelas comissões da Câmara antes de ser votada.

PL cria regulações para proteger crianças e adolescentes nas redes (Imagem: audiznam260921/Shutterstock)

O presidente da Casa, Hugo Motta, disse querer votar a matéria já na quarta-feira (20), tão logo a comissão geral debata o tema no Plenário.

O que diz o PL que quer proteger os jovens na internet

  • O PL 2628/22 traz obrigações para fornecedores e garante controle de acesso a pais e responsáveis;
  • O documento foi apelidado de ECA Digital, em alusão ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • O texto quer que as plataformas digitais tomem medidas “razoáveis” para prevenção de riscos a crianças e adolescentes de acessarem conteúdos ilegais ou impróprios para certas faixas etárias;
  • A matéria entrou em pauta na Câmara nesta semana;
  • Isso se deu após o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, denunciar a chamada adultização de crianças e adolescentes em perfis nas redes sociais (situação na qual jovens são colocados em situações inapropriadas para suas idades para fins de engajamento e monetização);
  • Após a denúncia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também cobrou dos deputados, senadores e ministros uma urgência com relação aos projetos que envolvem as plataformas digitais, incluindo o que as regulamentam;
  • O PL contra a adultização é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE) e tem apoio de organizações da sociedade civil que lutam em favor da proteção de crianças e adolescentes no Brasil.

O texto estabelece regras de proteção a crianças e adolescentes no ambiente digital, responsabiliza as plataformas e prevê a retirada de conteúdos criminosos mesmo sem decisão judicial.

Assunto veio à tona após influenciador Felca denunciar adultização de crianças e adolescentes (Imagem: Reprodução/YouTube)

Leia mais:

Oposição é contra

O relator do projeto na Câmara, deputado Jadyel Alencar (MDB/PI), acredita que o texto está pronto para ser aprovado e não abre brechas para censura.

A oposição, no entanto, resiste à votação. Líderes do PL e do Novo argumentam que o texto é vago. Entre os pontos criticados estão a expressão “acesso provável“, considerada ampla, e a previsão de sanções às plataformas aplicadas por uma autoridade nacional vinculada ao governo federal.

Apesar da resistência, Motta conseguiu passar a urgência do PL com apenas quatro deputados na Câmara.

Presidente da Câmara, Hugo Motta conseguiu aprovar urgência do PL mesmo havendo só quatro deputados na Casa (Imagem: Reprodução/Câmara dos Deputados)

PL das big techs: entenda as propostas do governo Lula para regular as plataformas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve enviar ao Congresso, nos próximos dias, projetos de lei para regular o conteúdo das plataformas de redes sociais no Brasil. Apelidado de “PL das big techs“, as propostas trazem proteções à imagem de figuras públicas e ampliam as responsabilidades das empresas.

Leia a matéria completa aqui

O post Câmara aprova urgência do projeto que luta contra adultização nas redes sociais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Médicos operam coração de feto dentro da barriga da mãe em hospital no RS

Black Friday continua: câmera de segurança Wi-Fi 2K segue em oferta

5 jogos grátis para curtir o fim de semana no PC, consoles e mobile (29)