Câmara recebe sugestões de Meta e Tinder sobre regulação do mercado digital

Especialistas em tecnologia e representantes da Meta (empresa-mãe do WhatsApp, do Instagram e do Facebook) e do app de namoro Tinder se reuniram na Câmara dos Deputados para uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Como foco, debater a regulamentação dos mercados digitais.

Com o Projeto de Lei (PL) n.º 2768/22, em discussão no Congresso, os legisladores pretendem colocar novas regras na atuação das plataformas digitais. Isso inclui as redes sociais, ferramentas de compartilhamento de vídeos, buscadores da internet, computação em nuvem e outros serviços.

Leia também:

Comissão debate os desafios da IA e proteção da privacidade no Brasil Bloqueio de notícias da Meta deixa canadenses no escuro durante incêndios Tinder testa ferramenta de IA que ajuda usuários a selecionar fotos mais bonitas

Meta defende atuação do Cade

Paula Farani, diretora de Política de Concorrência para América Latina da Meta, questionou o ponto do PL onde a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atuaria na regulamentação das plataformas digitais. Para ela, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já atua na defesa da concorrência e é o órgão regulador mais adequado.

Farani ainda sugeriu que os ajustes necessários nas normas existentes no Brasil poderiam ser feitos por meio de estudos de mercado, como faz a Austrália, ou por meio de códigos de conduta, como faz a Inglaterra. Tudo dentro de uma abordagem flexível.

Foco na concorrência

Mark Buse, diretor sênior global do Match Group, responsável pelo Tinder, apontou para a necessidade do Brasil não permitir uma espécie de “domínio” das lojas de aplicativos. Em especial, como acontece com a App Store (Apple) e com a Play Store (Google).

Buse disse que esse problema de concentração na oferta de ferramentas digitais prejudica diretamente o consumidor final. Afetando também os desenvolvedores de aplicativos.

Além dos dois representantes de Meta e Tinder, estiveram na audiência representantes da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da associação da mídia interativa IAB Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Adrienn/Pexels/CC

Via Agência Câmara de Notícias e Tele.Síntese

O post Câmara recebe sugestões de Meta e Tinder sobre regulação do mercado digital apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Comportamento de luto em elefantes mostra uma inteligência emocional rara

Por que choramos mais em filmes de cachorro do que dramas de humanos

O que os cães descobrem ao cheirar o bumbum dos outros