Campo magnético da Terra pode ter sido formado por impacto com outro planeta

Um estudo publicado esta semana na revista PNAS descreve uma hipótese levantada por uma equipe internacional de cientistas, que diz que o campo magnético da Terra teria se formado a partir de um forte impacto com outro corpo rochoso.

Novo estudo diz que o campo magnético da Terra tem sua origem em um impacto interplanetário ocorrido há 4,5 bilhões de anos. Imagem: Bruce Rolff – Shutterstock

Segundo a abordagem, a Terra provavelmente não foi golpeada por um asteroide, mas sim por um protoplaneta do tamanho de Marte. E esse acidente, ocorrido há 4,5 bilhões de anos, pode ter implicado na maneira como nosso campo magnético se formou.

“Teorias anteriores não haviam reconhecido essa conexão potencialmente importante”, disse o coautor David Hughes, matemático aplicado na Universidade de Leeds, no Reino Unido, em um comunicado.

A colisão interplanetária foi tão colossal que estilhaços lançados pelo choque formaram a Lua, de acordo com a “hipótese de impacto gigante” sobre a origem do nosso satélite natural. 

Conforme destaca o site Space.com, a Terra produz seu campo magnético por meio de um processo geodinâmico que requer que um planeta gire a uma certa velocidade e tenha um fluido interior que possa conduzir eletricidade, entre outras propriedades. O núcleo externo de ferro fundido da Terra é onde ocorre a conversão para energia elétrica e magnética.

Autossustentável e cíclico, o campo magnético induz correntes elétricas, que, por sua vez, estimulam o magnetismo. Como esse processo começou, no entanto, ainda é mal compreendido. 

Em seu artigo, os autores dizem que essas são questões-chave que devem ser trabalhadas em pesquisas futuras para restringir se o forte campo já existia antes ou se surgiu depois do impacto:

Quais são as condições sob as quais o acréscimo de disco leva à formação de um protoplaneta fortemente magnetizado?Que tipos de impacto deixaria um núcleo líquido fortemente magnetizado? A remoção da crosta e/ou manto por um impacto gigante poderia criar as condições para uma convecção vigorosa no núcleo?As instabilidades impulsionadas pela rápida perda de momento angular (perda de velocidade rotacional) podem levar a uma forte magnetização do núcleo?

Como dito, o campo está ligado à rotação relativamente rápida da Terra (de 24 horas), o que é fundamental para manter o magnetismo vivo. O dínamo só funciona se for mantido, disseram os pesquisadores, e não pode reiniciar devido a restrições físicas no interior da Terra. 

Não está claro, no entanto, se o dínamo foi causado pelo impacto ou se a rotação da Terra o criou no início dos tempos, sendo forte o suficiente para resistir ao impacto. 

Leia mais:

Ouça o som do campo magnético da Terra Magnetismo da Terra gera alterações em aeroportos; entenda Calma, os pólos magnéticos da Terra não estão se invertendo (que a gente saiba)

“É essa característica notável [da persistência do dínamo] que nos permite fazer deduções sobre a história da Terra primitiva — incluindo, possivelmente, como a Lua foi formada”, disse o autor principal Fausto Cattaneo, astrofísico da Universidade de Chicago, nos EUA.

Os autores acrescentaram que manter essa restrição de dínamo em mente pode ajudar os futuros pesquisadores a determinar o tempo do campo magnético da Terra para antes ou depois do impacto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Campo magnético da Terra pode ter sido formado por impacto com outro planeta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Xiaomi 17 Pro terá tela traseira personalizável; confira imagens

Duolingo ganha integração com LinkedIn e expande Xadrez para app Android

Conheça Arkheron, novo jogo multiplayer feito por veterano de World of Warcraft