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Canal para denunciar telemarketing abusivo é aberto no Brasil

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Foi anunciado um novo setor para denunciar telefonemas de empresas de telemarketing que permanecem ligando para usuários de forma abusiva. Esse setor foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para acabar com o problema e será um canal direto para uso dos brasileiros, onde ele poderá realizar a denúncia.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que, “no formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância – quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços”.

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As reclamações serão averiguadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e enviadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o Brasil para serem investigadas e caso necessite, abrir um processo administrativo pelo descumprimento da medida.

Mais de 180 empresas brasileiras tiveram suas atividades de telemarketing interrompidas por decisão da Senacon e dos Procons. “A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores”, finalizou o ministério.

Imagem: ACTS_DATA STOCK/Shutterstock

180 empresas de telemarketing têm serviços suspensos por publicidade abusiva

Cerca de 180 empresas de telemarketing tiveram seus serviços suspensos pelo Ministério da Justiça, a partir desta segunda-feira (18). As companhias são acusadas de publicidade abusiva e a interrupção dos serviços é por tempo indeterminado.

A maior parte das empresas de telemarketing suspensas são ligadas a bancos e instituições financeiras. De acordo com o ministro Anderson Tores, a multa para essas companhias pode chegar a R$ 13 milhões. A ação do Ministério da Justiça foi realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e por 27 Procons do Brasil.

Via: Agência Brasil

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