Candida auris: São Paulo confirma primeiro caso do superfungo

O Estado de São Paulo confirmou o primeiro caso de contaminação do superfungo Candida auris. O microorganismo preocupa as entidades de saúde pública por sua capacidade de resistir aos principais medicamentos antifúngicos — comportamento que o categoriza como superfungo.

Segundo a Secretaria de Saúde, a presença do fungo foi detectada em 18 de maio em paciente neonatal do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Quanto ao tratamento, o paciente está apresentando boa evolução clínica.

Leia mais: 

Cientistas descobrem fungo estilo ‘The Last of Us’Uso de antibióticos pode causar infecção fúngica, diz estudoCandida auris: entenda o que é o fungo que causou surto no Nordeste

O Estado informou, em nota, que nenhum profissional, nem os demais pacientes, foram diagnosticados com o microorganismo. “Todas as medidas de contenção da disseminação estão sendo adotadas, com ampla investigação em relação aos profissionais e pacientes do hospital”, afirmou o comunicado.

Essa categoria de fungos unicelulares é conhecida como levedura. A principal preocupação com essa categoria é por sua resistência diante da maioria dos fungicidas existentes.

O primeiro caso de Candida auris foi no Japão, em 2009, em caso de otomicose — infecção fúngica oportunista do conduto auditivo externo;Desde então, o superfungo se espalhou por todos os continentes, com exceção da Antártica;No Brasil, o primeiro diagnóstico foi em 2020, em paciente internado por Covid-19 — o que potencializou o alerta contra a doença e o fungo.

Importante ressaltar que, mesmo após a alta hospitalar, o paciente pode permanecer colonizado [com o vírus no corpo, mas sem sintomas] por cerca de três a seis meses.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, em nota

Com informações de Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Candida auris: São Paulo confirma primeiro caso do superfungo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Os 10 melhores games AAA para jogar no Linux

10 filmes sobre serial killers para assistir online no streaming

Impressora diferentona faz tricô 3D com fios comuns