Cão-robô chinês entra para o Guinness Book; veja por quê

Estamos em 2025 e o homem mais rápido do mundo continua sendo Usain Bolt. Desde 2009, ninguém conseguiu bater o recorde do jamaicano, que percorreu 100 metros em apenas 9,58 segundos.

Se entre humanos “o raio” não encontrou competidores, a história é um pouco diferente em relação aos robôs. A Universidade de Zhejiang, na China, acaba de anunciar que uma de suas máquinas entrou para o Guinness World Records como a mais rápida do planeta.

Leia mais

É verdade que a marca de 100 metros em 16,33 segundos do White Rhino é inferior aos números de Bolt. É verdade também que outro cão-robô já tinha superado antes a marca do atleta. A diferença agora é que o robô chinês fez isso no mundo real, numa pista de corrida – e não no laboratório (nem precisou de amarras para não perder o equilíbrio).

O White Rhino quebrou a marca anterior, que pertencia ao cão-robô Hound, da Coreia do Sul, que fez o trajeto em 19,87 segundos. O novo recorde foi batido em maio deste ano; o anúncio oficial, porém, ocorreu na última terça-feira (12).

Um velocista com IA

  • Ok, eu também não falo mandarim, mas o vídeo acima mostra a impressionante velocidade do White Rhino.
  • Originalmente, o cão-robô é um A2, da também chinesa Unitree.
  • Só que os cientistas pegaram a plataforma e trabalharam em cima dela – fizeram aprimoramentos.
  • O White Rhino foi desenvolvido por uma equipe que reuniu o Centro de Mecânica-X da Universidade de Zhejiang, a Escola de Aeronáutica e Astronáutica da China e o Centro Global de Inovação Científica e Tecnológica de Hangzhou.
  • O projeto combinou design mecânico, atuadores de alto desempenho e algoritmos de controle modernos.
  • Os cientistas modelaram como cada parte da máquina se comportaria em diferentes condições do mundo real.
  • Para isso, usaram otimização multiobjetivo para ajustar a geometria, as especificações do motor e os sistemas de redução ao mesmo tempo.
  • O robô trabalha ainda com o conceito de aprendizado de reforço, o que permite a ele coordenar impulsos explosivos, movimentos rápidos das pernas e correções de equilíbrio em tempo real.
  • O resultado você viu acima: ele percorreu 100 metros em apenas 16,33 segundos.
  • Pode parecer pouco em relação ao Usain Bolt, mas faça você mesmo a corrida.
  • Acredite, o White Rhino fará números muito parecidos aos seus!
A Unitree não trabalha somente com cães-robôs, mas também com humanoides – Imagem: Unitree Robotics/YouTube

Outras funções

Além da velocidade absurda, o White Rhino também foi projetado para suportar cargas pesadas. Para ser mais preciso, o modelo consegue transportar até 100 quilos nas costas!

Essa combinação de velocidade e capacidade de carga diferencia o White Rhino de outros robôs de pesquisa focados apenas em agilidade.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo da equipe é fazer com que o projeto passe do nível “correr rápido” para o nível “correr de forma útil”.

A ideia é que, um dia, o White Rhino seja útil em missões de urgência, como busca e salvamento em áreas de desastre. Com sua alta velocidade, ele conseguiria acessar rapidamente os locais onde ocorreu a tragédia. Já sua capacidade de carga permitiria que ele levasse suprimentos e outras ferramentas para as áreas acidentadas.

Ideia dos cientistas é que o robô possa atuar em áreas de desastre – Imagem: austinding/Shutterstock

As informações são do Interesting Engineering.

O post Cão-robô chinês entra para o Guinness Book; veja por quê apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Reunião de Supernatural em The Boys já tem data para acontecer! Veja quando

Grande vazamento revela supostos detalhes dos próximos lançamentos da Apple

Playstation em promoção: confira jogos e acessórios com até 41% OFF