Carenagem de foguete da SpaceX volta flamejando para a Terra

Na semana passada, um foguete Falcon Heavy da SpaceX foi lançado ao espaço levando três satélites, mas a volta dele foi ardente. A carenagem, que é a parte que protege a carga útil no topo do lançador, causou ondas dramáticas ao reentrar na atmosfera terrestre.

A carenagem do topo do foguete era composta por duas peças e ela foi descartada após o Falcon Heavy chegar ao espaço e deixar os satélites em órbita, e logo em seguida voltou para a Terra em uma velocidade muito rápida.

Fairing reentry on the ViaSat-3 mission was the hottest and fastest we’ve ever attempted. The fairings re-entered the atmosphere greater than 15x the speed of sound, creating a large trail of plasma in its wake pic.twitter.com/VgdlH6r3yR

— SpaceX (@SpaceX) May 2, 2023

A reentrada da carenagem na missão ViaSat-3 foi a mais quente e rápida que já tentamos

SpaceX em tweet

Leia mais:

Não foi a primeira vez: outros foguetes da SpaceX já explodiramMusk diz que SpaceX vai construir cinco megafoguetes em 2023SpaceX vai levar primeiro turista espacial da história à Lua

A reentrada flamejante pode ser vista em um pequeno vídeo publicado junto com o tweet. As duas metades caíram em uma velocidade de mais de 18 mil quilômetros por hora, 15 vezes a velocidade do som, o que formou um rastro de plasma gigante na atmosfera terrestre.

Reentrada violenta de foguete da SpaceX

Lançado no dia 30 de abril, o foguete Falcon Heavy tinha como missão levar para a órbita geoestacionária da Terra o satélite de telecomunicações ViaSat-3 Americas, com cerca de 6400 quilos e operado pela ViaSat. Mas ele não viajou sozinho, a Astranis Space Technologies e a Gravity Space pegaram carona no lançamento e mandaram o satélite de comunicação Arcturus e um cubesat, ou mini satélite, respectivamente.

O Falcon Heavy é composto por três estágios, o primeiro são três boosters, o central é encimado pelo segundo estágio, e esse pelo compartimento da carga útil, protegida pelas carenagens. A ideia é que todos eles sejam reaproveitados.

No entanto, os propulsores do lançamento já não foram recuperados porque todo combustível foi gasto a carga para órbita, impossibilitando a volta. Mas estava no planos da SpaceX recuperar os hardwares de proteção após a missão.

Até muito recentemente, o Falcon Heavy era o foguete mais potente da SpaceX, mas perdeu o posto no dia 20 de abril após o lançamento da Starship, mesmo que ele não tenha dado muito certo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Carenagem de foguete da SpaceX volta flamejando para a Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Banco Master: saiba como ficam suas dívidas e chaves Pix

Resultado da Lotofácil de hoje: veja números e ganhadores do concurso 3541 (terça, 18/11)

COP30: como o oceano pode ajudar a reduzir emissões em 35% até 2050?