Cargueiro autônomo completa viagem de 790 km no Japão sem nenhuma colisão

Um cargueiro autônomo operado pela empresa israelense Orca AI completou uma viagem de 790 km pela baía de Tóquio (Japão) sem intervenção humana em 99% do trajeto. Durante a jornada, o navio conseguiu evitar, sem assistência da operadora, entre 400 e 500 colisões.

O cargueiro, de nome Suzaku, partiu da capital japonesa e ficou 40 horas em alto mar — ao todo, foram 107 manobras na água. Pesando 749 toneladas, ele conseguiu navegar tranquilamente pela baía de Tóquio, uma das mais congestionadas do mundo, e chegar com segurança ao porto de Tsumatsusaka, na baía de Ise, sul do Japão. A viagem se deu nesta semana.

“A primeira viagem autônoma comercial do mundo é um marco significativo e esperamos ver grandes empresas de transporte implementando tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) e visão computacional para materializar a visão do cargueiro autônomo”, afirma o co-fundador e diretor executivo da Orca AI, Yarden Gross, em comunicado à imprensa.

Orca AI/Divulgação

Sediada em Israel, a Orca AI é uma desenvolvedora de plataformas de software de segurança para embarcações marítimas. Fundada em 2018 por dois especialistas em tecnologia naval, a empresa combina sensores com sistemas de segurança existentes a bordo dos navios para aperfeiçoar a jornada, conectando as embarcações à costa com relatórios diários.

Em setembro do ano passado, a Orca AI fechou uma parceria com o grupo japonês NYK (Nippon Yusen Kabushiki Kaisha) para testar sua tecnologia autônoma em uma viagem de cargueiro. A jornada, que também teve apoio organização sem fins lucrativos Nippon Foundation, foi utilizada como teste-pesquisa para apoiar o avanço das viagens marítimas autônomas. No vídeo abaixo, é possível ver como a IA da tecnologia foi utilizada no Suzaku.

Sistema de navegação autônoma possui 18 câmeras a bordo e visão de 360º

O sistema de navegação da Orca AI foi configurado para funcionar como um “guardião humano”. Segundo a companhia, ele fornece, a partir de 18 câmeras a bordo, detecção, rastreamento, classificação e estimativa de alcance da embarcação em tempo real, com uma visão de 360º, dia e noite.

“Com boa parte do comércio internacional do Japão confiando no transporte marítimo, é imperativo encontrar soluções tecnológicas que tornem o transporte mais seguro”, disse Hideyuki Ando, do grupo NYK, sobre a bem-sucedida viagem do cargueiro e o futuro do transporte marítimo. “O sucesso do projeto, realizado a milhares de quilômetros do Japão e com hardware e software complexos sendo enviados e atualizados de forma regular e remota, é um excelente exemplo do potencial da tecnologia para transformar a indústria.”

Os algoritmos da Orca AI são alimentados por IA e machine learning e foram construídos de acordo com dados coletados do cargueiro um ano antes da viagem. Isso ajudou o software a identificar alvos no complexo ambiente da baía de Tóquio. Os dados em tempo real foram monitorados no centro de operações da frota na capital japonesa, a centenas de quilômetros de distância.

Crédito da imagem principal: Orca AI/Divulgação

Leia mais:

Carros autônomos: confira o guia completo sobre o assunto!Startup Nuro revela a terceira geração de seu veículo autônomo de entregas em parceria com a BYDHonda quer operar carro autônomo Cruise Origin em Tóquio em meados da década

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Cargueiro autônomo completa viagem de 790 km no Japão sem nenhuma colisão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Esquenta do Prime Day começa com descontos de até 50% na Amazon; confira produtos promocionais

Hacker do Pix: polícia prende homem suspeito de golpe milionário no sistema financeiro

Que horas estreiam os novos episódios de New Saga? Veja calendário de lançamento