Conforme noticiado pelo Olhar Digital, esta terça-feira (17) trouxe o primeiro eclipse de 2026: um solar anular. Infelizmente, ainda não foi desta vez que o Brasil ganhou um “Anel de Fogo” no céu em pleno Carnaval – mas isso vai acontecer no ano que vem!
Eclipses ocorrem quando a luz de um astro, própria ou recebida, é bloqueada, parcial ou totalmente, pela passagem de outro corpo celeste. No caso dos solares, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra que pode encobrir o disco solar de maneiras diferentes:
- Total – o Sol é coberto por completo, e o dia escurece por alguns minutos;
- Anular – a Lua fica mais distante e não cobre todo o Sol, formando uma auréola de luz conhecida como “Anel de Fogo”;
- Parcial – apenas uma parte do disco solar é encoberta, sem grandes mudanças na luminosidade do dia.
Há ainda o híbrido, um padrão mais raro, que mistura características do total e do anular, (como o que aconteceu em abril de 2023).
Leia mais:
- O segredo maia para prever eclipses que só agora entendemos
- Eclipse lunar revela o invisível no céu da China
- “Eclipse” permite estudo detalhado da atmosfera de Urano pela NASA
Onde ver o “Anel de Fogo” no Brasil no Carnaval do ano que vem
Enquanto este ano o eclipse passa longe do Brasil, nos impedindo de observar o “Anel de Fogo” no céu em pleno Carnaval, em 2027 será diferente. O país inteiro vai poder testemunhar pelo menos parte do espetáculo durante a folia em 2027, no sábado, 6 de fevereiro.
Conforme o mapa de visibilidade fornecido pelo Time and Date, a faixa de anularidade – onde o “Anel de Fogo” será visível – atravessará o Brasil de forma estreita, passando por uma região restrita. Seguem abaixo os pontos favorecidos:
- Rio Grande do Sul: nos arredores de Santa Vitória do Palmar, Paso Real e Picada do Mata;
- Paraná: em algumas cidades do sul do estado, como Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas;
- Santa Catarina: principalmente o extremo sul do estado, incluindo municípios como Criciúma, Araranguá e Sombrio.
Além desses locais na região Sul, o Sol terá aproximadamente 90% de cobertura em algumas cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Niterói e toda a Baixada Fluminense.
Fora dessa faixa, o restante do Brasil verá o eclipse como parcial, em diferentes proporções. O estado onde haverá menor cobertura do Sol pela Lua será Roraima, com 7,7%.
Horário do eclipse (pelo fuso de Brasília):
- Início do eclipse parcial: 10h53
- Início da anularidade: 12h42
- Fim da anularidade: 12h49
- Fim do eclipse parcial: 16h53
Esses horários podem variar ligeiramente dependendo da localização específica dentro da faixa de visibilidade.
Então, é isso. A contagem regressiva já começou: ainda falta um ano para o Carnaval de 2027, quando o “Anel de Fogo” vai abrilhantar os desfiles. Embora o privilégio de ver o eclipse total de camarote seja para poucos, mesmo quem estiver na “pipoca” ou na arquibancada poderá acompanhar uma boa parte do espetáculo. Afinal, a grande festa do povo é para todos – e o eclipse, desta vez, também.
O post Carnaval de 2027 terá eclipse solar com “Anel de Fogo” no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.