Carro com bafômetro pode impedir motorista de dirigir embriagado

Um projeto pode revolucionar a indústria automotiva e a segurança de motoristas nos Estados Unidos. Caso aprovado, os carros produzidos no país a partir de 2026 devem, obrigatoriamente, ser equipados com um bafômetro ou equipamento capaz de detectar álcool no organismo do motorista. Se a presença acima do permitido por lei fosse constatada, o carro sequer se moveria.

Leia mais:

Vem aí um smartwatch com teste de bafômetro para saber se você pode dirigirElétrico com preço de popular? Tesla oferece mais descontos nos EUAEsqueceu onde deixou o carro estacionado? Veja como achar pelo Google Maps

O projeto

Nos Estados Unidos, o limite de álcool no sangue permitido é de até 0,08% (limite que pode ser menor em alguns estados), enquanto no Brasil a tolerância é zero.Por lá, as mortes no trânsito causadas por pessoas dirigindo embriagadas equivalem a 30% do total.A ideia faz parte de um plano comandado pelo presidente Joe Biden, chamado Infrastructure Investment and Jobs Act (Ato para Empregos, Investimentos e Infraestrutura, em tradução livre).Porém, nenhuma empresa estadunidense domina a tecnologia de produção do dispositivo e seria necessária sua importação.

Dispositivo do bafômetro

Segundo o Automotive News, a única fabricante que trabalha com esse bafômetro espacial é a japonesa Asahi Kasei.Na verdade, é a subsidiária sueca da empresa, a Senseair, que é capaz de desenvolver o equipamento em larga escala.No entanto, para que o bafômetro seja incorporado aos carros norte-americanos, seria necessária uma remodelação na forma com que os veículos são feitos atualmente.Isso também afetaria a cadeia de condutores e fornecedores das peças.Diante disso, os executivos da Asahi Kasei são céticos quanto ao tempo necessário para criar e implementar esse dispositivo em larga escala; para eles, 2026 é um prazo otimista demais.

Adoção

Caso não dê certo, o governo dos Estados Unidos já estuda outras alternativas, como dispositivos capazes de detectar o nível de álcool presente no organimos do motorista por meio das mãos ou da análise da respiração.

As ideias do bafômetro foram iniciais e os órgãos reguladores de trânsito dos EUA ainda devem discutir mais sobre a proposta e sua viabilidade.

A União Europeia também está discutindo a adoção dessa tecnologia.

Com informações de Automotive News

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Carro com bafômetro pode impedir motorista de dirigir embriagado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Samsung anuncia memórias LPDDR6 de 10,7 Gbps que podem estrear no Galaxy S26

Ex-funcionário da Intel rouba 18 mil arquivos internos após saber de demissão

Jeremy Renner: Entenda polêmica envolvendo ator de Vingadores e Gavião Arqueiro