Home Variedade Carro voador brasileiro faz voo inaugural com sucesso no interior de SP

Carro voador brasileiro faz voo inaugural com sucesso no interior de SP

by Fesouza
5 minutes read

A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou o primeiro voo de seu protótipo de carro voador em escala real na manhã desta sexta-feira (19). O teste aconteceu na pista de aviação na fábrica da Embraer, no interior de São Paulo, sem tripulantes.

O voo inaugural marca o início da fase de teste dos carros voadores no Brasil.

eve air mobility primeiro voo
Protótipo se saiu como esperado (Imagem: Eve Air Mobility/Reprodução)

Carro voador brasileiro fez voo inaugural

Conforme divulgado pela Eve Air Mobility, o voo do protótipo em escala real aconteceu na pista de aviação da fábrica da Embraer, que fica em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. A pista é a maior do hemisfério sul.

Durante o teste, que não contou com tripulantes, a empresa verificou a integração dos oito propulsores do carro, o gerenciamento de energia e o nível de ruído emitido. O protótipo se saiu como esperado.

O voo inaugural marca o início dos testes de carros voadores no Brasil. No entanto, antes de entrar em operação, os modelos precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

eVTOL da Eve AIr Mobility, da Embraer
Expectativa é que modelo entre em operação em 2027 (Imagem: Embraer/Reprodução)

Como é o carro voador da Eve

O modelo é um eVTOL (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), popularmente conhecido como “carro voador”. O conceito é da Eve Air Mobility, subsidiária da Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer. A empresa vai fabricar seis protótipos voltados para testes, de olho na certificação por parte da ANAC.

O carro voador em questão tem capacidade para levar cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto), com autonomia de 100 quilômetros. Isso permite rodar trajetos curtos, normalmente dentro ou entre centros urbanos. De acordo com a Eve, ele será capaz e fazer o trecho Faria Lima-Aeroporto de Guarulhos em apenas 13 minutos. Saiba os detalhes aqui.

Por enquanto, são cerca de 3 mil unidades já encomendadas.

Ilustração de carro voador da Embraer sobre rio Tietê, em São Paulo, durante entardecer
Modelo comporta quatro passageiros e deve rodar em centros urbanos (Imagem: Eve Air Mobility/Embraer)

Quais os próximos passos do carro voador brasileiro?

  • Segundo Jorge Bittercourt, Diretor de Produtos da Eve, o voo inaugural dá “sinal verde” para avançar nos testes;
  • Os próximos passos incluem a expansão progressiva dos testes e a transição para o voo com asas, bem como o diálogo com a ANAC e outras autoridades de aviação para viabilizar a certificação do modelo;
  • A previsão é que a certificação, as primeiras entregas e a operação comecem em 2027;
  • A projeção a longo prazo é de que a empresa chegue a 30 mil unidades até 2025, com mais de 3 bilhões de passageiros transportados.
eVTOL da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer
Modelo já tem cerca de 3 mil encomendas (Imagem: Divulgação/Eve Air Mobility)

Modelo ganhou US$ 40 milhões do BNDES

Há poucos dias, a Eve Air Mobility confirmou um novo financiamento de US$ 40 milhões do BNDES para a próxima etapa de desenvolvimento do modelo. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de toque de campainha na B3, em São Paulo, que marcou a entrada da Eve na Bolsa brasileira.

Leia mais:

O novo aporte permitirá acelerar a parte mais sensível do programa: a integração e operação do sistema de propulsão elétrica do primeiro protótipo voltado à certificação. Essa etapa inclui também a preparação da campanha de testes necessária para obter o certificado de tipo emitido pela ANAC.

Confira os detalhes neste link.

O post Carro voador brasileiro faz voo inaugural com sucesso no interior de SP apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment