Carros ecológicos: empresas apostam em casca de café, frutas e até redes de pesca

Na tentativa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater o aquecimento global a indústria automotiva tem apostado na diversificação. Motores elétricos e combustíveis limpos já ganharam espaço. Agora é a vez de inovar com o uso de materiais mais ecológicos para a produção de outras partes do veículo. E exemplos de carros ecológicos não faltam.

Leia mais

Uber quer eletrificar a frota de Londres, mas há obstáculosCaminhonete elétrica é boa para o planeta?A Tesla é muito menos ecológica do que você imagina

Sustentabilidade

A BMW já havia anunciado que iria construir carros sem couro animal a partir deste ano.Agora, a empresa comunicou que redes de pesca indevidamente descartadas nos oceanos ganharão espaço em sua linha de produção. Além de reduzir emissões, a iniciativa pretende combater a poluição por resíduos plásticos.A montadora trabalha em parceria com a Plastix, empresa de reciclagem dinamarquesa, para separar os resíduos e produzir grânulos plásticos. A nova linha de veículos da BMW Neue Klasse, prevista a partir de 2025, vai incluir peças plásticas de acabamento contendo 30% de redes e cordas de pesca recicladas.O elétrico BMW iX, por exemplo, tem assentos feitos de garrafas PET e painéis de portas com plástico reciclado. Já o conceito BMW i Vision Circular dispõe de peças fabricadas em 3D para evitar o desperdício na produção. O SUV é 100% reciclável e tem plásticos, fibras naturais, bioplásticos e tecido vegano reaproveitáveis. Enquanto isso, o interior do BMW i3 tem 25% de matérias-primas renováveis e plásticos reciclados.Oliver Zipse, CEO da BMW, defende que um carro ecológico não é criado apenas com o uso de energia verde.“Devemos reduzir a quantidade de material para fabricá-los, planejando sua reutilização e reciclagem desde o início. Diante do aumento dos preços das matérias-primas, isso não é apenas um imperativo ambiental, mas também comercial”, disse ele.

BMW usa garrafas PET para fabricação de bancos (Imagem: divulgação/BMW)

Outros exemplos de carros ecológicos

Mas não é só a BMW que está trilhando este caminho da sustentabilidade.O Tesla Model S Plaid, por exemplo, é revestido com couro sintético feito de manga, abacaxi e cogumelos. A Porsche usa folhas de oliveira para curtir couros, e também emprega a fibra Econyl, feita a partir de redes de pesca recicladas, para fabricar pisos. A Audi utiliza até 27 componentes contendo material reciclado para produzir o Q4 e-tron. Até 2025, a montadora pretende investir 500 milhões de euros, cerca R$ 2,6 bilhões, para atingir a neutralidade nas emissões. E até 2033, a promessa é encerrar toda a produção de carros movidos a combustão interna.

Manga, abacaxi e cogumelos são usados pela Tesla para produção de interior de couro sintético (Imagem: divulgação/Tesla)

A Mercedes-Benz é mais um exemplo do futuro do setor automotivo.O protótipo elétrico Vision EQXX conta com maçanetas das portas feitas com fibra Biosteel, mais forte que o aço comum e biodegradável. Os bancos são de couro artificial contém cogumelos e cactos. E os tapetes têm fibra de bambu reciclável na composição.A Volkswagen, montadora que também oferece cabines sem couro, confirmou que os próximos ID.3 e e-up! terão opção de interior sem couro e lã para os assentos. E o Grupo Volkswagen Innovation, responsável pela criação e aplicação de biomateriais, está empenhado em usar casca do café para compor assentos e apoios de braço. Enquanto isso, a Continental pretende fabricar todos os pneus com materiais sustentáveis até 2050.A ideia é usar materiais reciclados, como a própria borracha, cinzas da casca de arroz e garrafas PET.

Com informações de Autoesporte.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Carros ecológicos: empresas apostam em casca de café, frutas e até redes de pesca apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

10 filmes sobre serial killers para assistir online no streaming

Impressora diferentona faz tricô 3D com fios comuns

Sofre com enxaqueca? Veja 8 fatores que podem estar por trás das crises