Carros elétricos reduzem emissões nos Estados Unidos, aponta estudo

Um novo estudo da Universidade de Michigan concluiu que optar por veículos eletrificados reduz as emissões de gases de efeito estufa em qualquer região dos Estados Unidos.

A pesquisa, publicada na Environmental Science & Technology, é a mais abrangente já feita sobre o tema e avaliou 35 combinações de classes de veículos e motores, de picapes a gasolina a sedãs totalmente elétricos.

Os pesquisadores também criaram uma calculadora online gratuita que permite estimar emissões conforme o tipo de carro, modo de condução e local de residência.

“A eletrificação de veículos é uma estratégia fundamental para a ação climática. O transporte responde por 28% das emissões de gases de efeito estufa, e precisamos reduzi-las para limitar impactos futuros, como inundações e incêndios florestais”, destacou Greg Keoleian, autor sênior do estudo.

Estudo reforça que o tamanho do carro é decisivo e que eletrificação é o caminho para cortar gases de efeito estufa no transporte (Imagem: Precious Madubuike/Unsplash)

Resultados da análise

  • A equipe fez uma avaliação de “ciclo de vida completo”, incluindo não só o uso, mas também a fabricação e o descarte dos veículos.
  • Foram considerados diferentes motores (combustão, híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria), além de fatores como clima, rede elétrica local e padrões de condução.
  • A conclusão é clara: os veículos totalmente elétricos (BEVs) apresentam as menores emissões em todos os condados dos EUA.
  • Picapes a combustão foram as maiores emissoras, liberando em média 486 gramas de CO₂ equivalente por milha.
  • A troca por uma versão híbrida reduziria esse valor em 23%, enquanto uma elétrica bateria cairia 75%.
  • Um dado curioso: uma picape elétrica carregando mais de uma tonelada ainda emite menos de 30% do que uma picape a gasolina sem carga.
Ferramenta gratuita revela o impacto ambiental de cada modelo e reforça vantagem dos veículos totalmente elétricos – Imagem: Kath_3dstudio/Shutterstock

Tamanho do carro também importa

Entre todos os modelos, os sedãs elétricos compactos foram os campeões em eficiência, com apenas 81 gramas de CO₂ por milha — menos de 20% das emissões de uma picape a gasolina. Mas a autonomia influencia: veículos elétricos com baterias maiores emitem mais na fabricação.

“A questão é realmente combinar seu veículo com suas necessidades. Se você precisa de uma picape, escolha uma elétrica. Mas, para deslocamentos individuais, um sedã BEV é a melhor opção”, reforçou Keoleian.

Além de orientar motoristas, o estudo deve ajudar a indústria automotiva e formuladores de políticas públicas, em um momento em que fabricantes como a Ford anunciam investimentos em plataformas de veículos elétricos mais acessíveis.

Nova pesquisa justifica que a eletrificação é fundamental para as metas climáticas – Imagem: Smile Fight/Shutterstock

O post Carros elétricos reduzem emissões nos Estados Unidos, aponta estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Tesla rejeita acordo de R$ 324 milhões em processo que gerou multa de R$ 1,34 bilhão

Novo jogo de PS5 e PC pode ser jogado de graça por tempo limitado! Baixe agora

Monitor Samsung, mouse Redragon e mais itens gamer com até 40% OFF na Amazon