Carros elétricos: RJ vai ampliar rede pública de recarga

O mercado de carros elétricos segue aquecido no Brasil. O aumento nas vendas dos modelos, no entanto, não significa que todos os obstáculos para a efetiva popularização destes veículos tenham sido superados.

Um dos principais problemas relatados pelos motoristas continua sendo a falta de infraestrutura para recarga. Por conta disso, a prefeitura do Rio de Janeiro prometeu instalar 15 novos postos de recarga rápida até 2028.

Brasil pode se tornar um exemplo global na transição para a mobilidade limpa (Imagem: max.ku/Shutterstock)

Objetivo é acelerar transição para os carros elétricos

  • O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31) durante o evento sobre sustentabilidade no transporte.
  • O projeto é uma parceria com a C40 Cities, rede global de prefeitos das principais cidades do mundo unidos em ações para enfrentar a crise climática, e a The Climate Pledge (TCP).
  • Os investimentos na instalação dos novos postos de recarga serão feitos por meio da iniciativa global Laneshift.
  • Este é um programa internacional voltado para a descarbonização do transporte de carga em cidades da América Latina e da Índia.
  • A ideia é oferecer assistência técnica e apoio a políticas públicas para acelerar a transição para veículos de zero emissão.

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Serão instalados 15 novos postos de recarga rápida na capital carioca (Imagem: Donatas Dabravolskas/Shutterstock)

Outros espaços já foram instalados na cidade

De acordo com informações da Agência Brasil, a parceria reúne sete empresas dos setores de transporte, logística e manufatura. Desde julho, a C40 apoia um projeto demonstrativo de infraestrutura pública de recarga.

Até agora, foram inaugurados dois eletropostos da EZVolt, o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca, e primeiro hub público do país, e, agora, o da Avenida Brasil, que opera como laboratório urbano até dezembro deste ano. Os dados gerados irão subsidiar a implantação de 15 novos eletropostos no Rio de Janeiro.

Ideia é dar condições para aumentar ainda mais a frota de veículos elétricos no Brasil (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

A cidade tem que ir se adaptando a essa realidade. Isso traz menos poluição, menos ruído e mais qualidade de vida. Mas as pessoas só mudam o hábito quando faz diferença econômica. O investimento na compra é maior, mas ao longo do tempo a pessoa tem retorno com a economia de combustível.

Osmar Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura do RJ

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