Home Variedade Caso Felca: suspeito de ameaçar influencer vendia conteúdo criminoso na internet

Caso Felca: suspeito de ameaçar influencer vendia conteúdo criminoso na internet

by Fesouza
3 minutes read

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (25), em Olinda (PE), Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, suspeito de ameaçar de morte o youtuber Felca. As intimidações surgiram após a publicação do vídeo “Adultização”, no qual o criador de conteúdo expôs denúncias de exploração infantil nas redes sociais.

De acordo com as investigações, o suspeito lucrava com a venda de vídeos e fotos de vítimas de estupro virtual. Após a repercussão do material, ele teria enviado mensagens diretas de ameaça ao influenciador. A prisão foi determinada em caráter de urgência pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 17 de agosto.

“A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até a esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes”, afirmou o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

As informações da investigação revelam que, após receber os e-mails, Felca solicitou ao Google Brasil a quebra de sigilo dos dados do remetente. A empresa, por ordem judicial, forneceu informações de identificação do usuário, como IPs e dados cadastrais, o que ajudou na localização de Cayo. 

No momento da prisão, ele estava acompanhado de outro homem, que também deve ser apresentado à autoridade policial por suspeita de envolvimento no crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal.

O que diziam os e-mails de Cayo?

Nos e-mails enviados a Felca, o suspeito escreveu mensagens como: “você acha que vai ficar impune por denunciar o Hytalo Santos? Você está enganado, você vai ferrar muito sua vida. Prepara para morrer”. Foram duas mensagens de mesmo teor, ambas enviadas em agosto.

Caso Felca: suspeito de ameaçar influencer vendia conteúdo criminoso na internet
O suspeito foi preso em Olinda, Pernambuco. (Fonte: Polícia Civil de São Paulo/Reprodução)

O youtuber relatou, em participação no podcast PodDelas, que após a repercussão do vídeo passou a circular em carro blindado e com seguranças em São Paulo, em busca de proteção contra as ameaças.

Quem é o suspeito preso por ameaçar Felca?

De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Cayo Lucas possui ensino fundamental completo e registra ocupações como “estudante, mensageiro e office-boy”. As investigações indicam que ele usava o Telegram para anunciar serviços ilegais.

Em uma das postagens no aplicativo, o suspeito prometia realizar fraudes como obtenção de documentos de identidade, bloqueio de contas bancárias e acesso a fotos 3×4 de qualquer pessoa no Brasil.

Continue acompanhando o TecMundo para atualizações sobre o caso Felca, investigações contra crimes virtuais e os desdobramentos da atuação da Polícia Civil no combate a ameaças online.

You may also like

Leave a Comment