Exibido na noite do último domingo (15), o capítulo 5 da temporada de estreia de O Cavaleiro dos Sete Reinos terminou com glória e tragédia. Nele, o público pode acompanhar o resultado do Julgamento dos Sete, uma grande luta que determinou o destino de Sir Duncan e mudou o destino de Westeros.
Muito disso tem a ver com o envolvimento de Baelor Targaryen na disputa, na qual ele luta do lado do protagonista. Embora tudo pareça terminar bem a princípio, não demora até que o personagem tenha um destino trágico, mudando toda a linha de sucessão de Westeros. Cuidado com maiores spoilers deste ponto em diante.
Como O Cavaleiro dos Sete Reinos mudou a linha de sucessão de Westeros?
Conhecido por sua grande habilidade nos torneios, que lhe rendeu o apelido de “Quebralanças”, Baelor era o filho mais velho de Daeron II, rei de Westeros no momento em que acontece O Cavaleiro dos Sete Reinos. Apesar de ter herdado os cabelos castanhos de sua mãe, Myriah Martell, ele era o sucessor do trono por direito de sangue.
- Apesar de ter se sagrado como um dos vencedores do Julgamento dos Sete, Baelor sofreu um ferimento mortal, desferido por seu irmão, Maekor;
- Embora o próprio Maekor assuma essa responsabilidade, isso não faz dele o herdeiro direto do trono. Como o quarto filho de Daeron II, ele tinha poucas chances de ascender ao trono;
- Esse direito cabe a Vallar, único filho mais velho de Baelor. No entanto, o jovem morre durante uma praga na qual também se vão seu irmão Matarys e o próprio rei Daeron II;
- Com isso, Aerys, irmão de Baelor e Maekor, assume o trono. Sem filhos próprios, ele tem em Rhaegor (outro de seus irmãos) como seu sucessor;
- Eventualmente, Rhaegor também assume o trono, fazendo de seu filho, Aelor, seu sucessor.

Dado o quanto o reino de Westeros é cruel com seus habitantes, o reinado de Rhaegor também é breve e acaba quando ele morre engasgado com uma torta. Dois anos depois, Aelor morre em um acidente provocado por sua esposa, irmã e sucessora, Aelora que, atormentada pelo luto, tira a própria vida. É somente depois de todos esses acontecimentos que Maekor ascende ao trono, na falta de outras opções prioritárias.
O Cavaleiro dos Sete Reinos brinca com a linha sucessória
No momento em que a ação de O Cavaleiro dos Sete Reinos acontece, nenhuma das etapas dessa sucessão complicada e cheia de reviravoltas acontece. A temporada 1 termina com Vallar como o próximo sucessor do Trono de Ferro, após a morte infeliz e muito lamentada de Baelor.

No entanto, uma cena que está na série, mas não nos livros, antecipada toda a questão sucessória. Ao falar com uma vidente, Egg recebe a informação de que vai ser rei no futuro, mas que sua vida vai acabar em meio a chamas — algo que o jovem escudeiro vai demorar décadas para entender.
Caso a próxima temporada da série siga os eventos dos contos de George R.R. Martin, o público deve testemunhar de forma indireta as consequências da grande praga que se abate sobre o mundo. No entanto, os protagonistas Dunk e Egg vão estar em um lugar muito distante da doença, embora não necessariamente protegidos de perigos que ameaçam suas vidas.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
