Home Variedade Celular Seguro vai bloquear aparelhos que não têm o app instalado

Celular Seguro vai bloquear aparelhos que não têm o app instalado

by Fesouza
5 minutes read

Nesta quinta-feira (11), o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou que o sistema Celular Seguro pode, agora, bloquear qualquer celular, mesmo que o aparelho não possua o aplicativo instalado.

Informação de roubo/furto dispensa cadastro

  • A novidade funciona sem a necessidade de informar o IMEI do aparelho;
  • Agora, caso o cidadão tiver um dispositivo roubado ou furtado, basta acessar o sistema de qualquer outro aparelho, em até 15 dias após o fato, e inserir os seguintes dados:
    • Data e hora do acontecido;
    • Linha telefônica usada no smartphone.
  • Contudo, apenas o titular da linha telefônica inserida pode realizar o bloqueio;
  • O processo todo, agora, pode ser realizado mesmo por pessoas que não se cadastraram no Celular Seguro.
Montagem de celular com aplicativo Celular Seguro aberto
Agora, sistema pode ser acessado por qualquer pessoa, mesmo sem cadastro (Imagem: Divulgação)

“É o Celular Seguro para todos. Mesmo sem estar cadastrado, o cidadão que for vítima de furto ou roubo, pode entrar no Celular Seguro por outro aparelho, por um tablet, por exemplo, baixar o aplicativo e fazer o seu registro”, frisou Neto.

“Com isso, ele vai poder bloquear a linha telefônica, os aplicativos financeiros, o IMEI do aparelho ou cadastrar no modo recuperação”, prosseguiu. “Portanto, o Celular Seguro não está apenas disponível para esses 3,6 milhões de cadastrados e, sim, para todos os brasileiros” finalizou.

Leia mais:

Homem roubando celular de bolsa de mulher
Notificação pode ser realizada até 15 dias após o acontecido (Imagem: DedMityay/Shutterstock)

O que é o Celular Seguro?

  • Desde que foi lançada, a iniciativa conta com cerca de 3,6 milhões de usuários;
  • O programa funciona como um botão de emergência que aciona a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os bancos, de forma rápida, para impedir que os bandidos tenham acesso aos dados do aparelho;
  • Quem se cadastra pode indicar pessoas de sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado;
  • É possível cadastrar quantos números quiser no app, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado;
  • Após o registro da ocorrência relacionada ao aparelho, bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloquearão suas contas;
  • Mas, atenção: não é possível desbloquear o aparelho por meio da ferramenta;
  • Assim, caso você emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros.
Foto tirada pela polícia de apreensão de celulares roubados e furtados
Aparelhos cadastrados como produtos de roubo/furto/extravio no Celular Seguro deve ser entregue à polícia, caso o dono receba a mensagem que confirma isso e não tenha nota fiscal (Imagem: Agepen)

Desde abril, o serviço “dedura” aparelhos roubados ao enviar mensagens para esses aparelhos, mesmo que a linha telefônica instalada seja outra. Caso a pessoa recebeu a mensagem, pode ter comprado produto fruto de roubo/furto/extravio.

A mensagem alerta para a condição do aparelho e pede que o cidadão acesse o Celular Seguro para orientações sobre o que fazer. Nesse caso, a pessoa deve se apresentar à delegacia mais próxima com o dispositivo e com a nota fiscal dele, caso possua. Do contrário, será necessário entregá-lo à polícia.

Há, ainda, a possibilidade de consultar no sistema se o aparelho em mãos foi cadastrado no Celular Seguro.

O post Celular Seguro vai bloquear aparelhos que não têm o app instalado apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment