Você provavelmente já falou sobre algum tema em uma conversa com um amigo e logo depois recebeu algum anúncio publicitário relacionado ao assunto no seu celular. A dúvida que fica nessas horas é: os aparelhos podem nos escutar mesmo quando não estão em uso?
Um experimento realizado pela NordVPN tentou responder este questionamento. Para isso, pesquisadores utilizaram uma metodologia simples e replicável, em quatro etapas, que não exigiu alterações nas permissões padrão dos dispositivos.

Culpa é dos aplicativos
De acordo com o trabalho, os celulares podem sim escutar conversas em segundo plano e, a partir disso, direcionar anúncios publicitários, mesmo sem buscas ativas. A pesquisa revelou que, ao falar certas palavras próximas ao aparelho, participantes passaram a receber anúncios relacionados. Isso mesmo sem haver interação direta com o celular.
Segundo a NordVPN, o microfone dos smartphones não fica sempre ativo, mas pode ser acionado por aplicativos que têm permissão para isso, especialmente os que usam assistentes de voz. No entanto, em alguns casos, ele pode continuar ativo, inclusive em segundo plano, sem qualquer notificação aparente.

Os pesquisadores afirmam que o acesso pode acontecer de forma silenciosa, dependendo das permissões previamente concedidas. E explicam que a prática de escuta não está diretamente ligada ao modelo do celular, mas sim aos aplicativos instalados.
O trabalho ainda destaca que a escuta de conversas é legal apenas quando há consentimento do usuário, o que geralmente acontece ao aceitar os termos e condições de uso de certos aplicativos. Por isso, é fundamental revisar as permissões.
Leia mais
- A Apple tem uma boa notícia para quem usa celular Android
- Vírus de smartphone cria “clone” virtual de apps e rouba dados
- Quase 70% dos brasileiros acreditam ser ‘espionados’ pelo celular

Recomendação para aumentar a privacidade
- Baixar aplicativos apenas de lojas oficiais;
- Revisar periodicamente as permissões concedidas a cada aplicativo;
- Excluir regularmente o histórico de voz de assistentes como Google ou Alexa;
- Utilizar uma VPN para proteger o tráfego de dados;
- Manter o sistema operacional sempre atualizado;
- Ativar ferramentas de segurança nativas, como autenticação em dois fatores.
O post Celulares podem escutar nossas conversas? Estudo responde apareceu primeiro em Olhar Digital.