Lançado em 2002, o filme Extermínio (28 Days Later) continua relevante até hoje por diversos motivos. Não somente ele mudou o que pensamos sobre “filmes de zumbis” ao introduzir criaturas mais agressivas, como também provou que é possível fazer uma obra de qualidade com baixo orçamento.
Gravado com uma câmera considerada caseira para a época, o longa-metragem surpreende tanto por suas cenas tensas quanto pela visão de uma Londres destruída. E muito disso foi possível graças à capacidade da equipe de produção de retratar a grande metrópole de forma totalmente vazia.
Como Extermínio mostrou uma Londres vazia ao público?
Dado que o orçamento do primeiro filme não ultrapassou os US$ 8 milhões, os responsáveis pela obra não tinham como fechar áreas da cidade para garantir a calmaria vista na história. De forma semelhante, não havia como usar computação gráfica, o que obrigou o diretor Danny Boyle e sua equipe a agirem de forma inteligente.
- Em uma entrevista concedida em 2019, o ator Cillian Murphy revelou que as cenas foram gravadas na própria cidade em horários inusitados;
- Para garantir que Londres estava o mais vazia o possível, as filmagens começavam no final da madrugada;
- Elas eram registradas assim que o sol começava a nascer, o que obrigava as equipes a serem bastante ágeis antes que as ruas fossem tomadas por outras pessoas;
- O orçamento baixo de Extermínio ajudou no resultado final: filmado com câmeras bastante portáteis, o filme ganhou uma sensação de “gravação caseira” que contribuiu muito para o resultado final.
Usando essa solução simples, a equipe responsável pelo filme conseguiu retratar os momentos em que Londres parece vazia e abandonada. A iluminação oferecida pelos primeiros raios de sol do dia também contribuiu para dar uma cara única à história, que até os dias atuais se destaca por sua ambientação.
O filme não foi totalmente gravado em Londres
Embora algumas de cenas mais surpreendentes de Extermínio — como aquela que mostra o centro da cidade vazio — tenham sido gravados em Londres, a obra não dependeu somente do “truque” envolvendo o horário das filmagens. Até mesmo para viabilizar o filme, muitas de suas cenas foram registradas em locais como Salisbury e Cumbria.
As decisões usadas na produção do longa-metragem de terror serviram de lições para outros projetos, que se beneficiaram do uso de cidades reais para criar sua ambientação. Um exemplo disso é o longa ‘Eu Sou a Lenda’, de 2007, que foi filmado nas ruas da própria Nova York — que foram fechadas temporariamente por sua equipe de produção, que contava com um orçamento bem mais generoso.
- Extermínio: Onde assistir aos filmes da franquia antes de ver A Evolução
- A busca acabou: teste o Prime Video por 30 dias grátis e encontre o que ver hoje!
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!