Home Variedade CEO da Intel pode prometer foco nos EUA para conseguir ‘perdão’ de Trump

CEO da Intel pode prometer foco nos EUA para conseguir ‘perdão’ de Trump

by Fesouza
4 minutes read

A mais nova empresa de tecnologia a entrar na mira do governo dos Estados Unidos é a Intel. Nos últimos dias, o presidente Donald Trump pediu a renúncia do CEO da empresa por supostas relações do executivo com a China.

Após negar tais acusações, Lip-Bu Tan deve visitar a Casa Branca nesta segunda-feira (11). Espera-se que os dois discutam a situação e encontrem alguma maneira de solucionar o impasse, voltando a trabalhar juntos.

lip-bu tan, ceo da intel
Lip-Bu Tan está no comando da Intel há poucos meses (Imagem: reprodução/Intel)

Afastamento da China é uma possibilidade

  • Segundo reportagem da Reuters, Tan espera obter um “perdão” de Trump a partir da promessa de um compromisso com os Estados Unidos.
  • Isso pode significar um aumento dos investimentos em território norte-americano.
  • Além de uma afastamento da China.
  • Lembrando que Tan assumiu o comando da Intel em março, substituindo Pat Gelsinger, em meio a esforços para reverter a queda nas vendas da empresa.
  • Apesar de ter superado expectativas de lucro no segundo trimestre, a companhia anunciou cortes significativos.
  • A construção de uma fábrica em Ohio, por exemplo, será desacelerada.

Leia mais

Donald Trump com a mão erguida enquanto anda
Presidente dos EUA acusou Tan de relação com o governo da China (Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock)

Donald Trump pediu a renúncia imediata do CEO da Intel

Trump chegou a fazer uma publicação na rede social Truth Social, na quinta-feira (7), afirmando que o CEO da Intel está “em grande conflito e deve renunciar imediatamente”. O posicionamento do republicano veio após o senador republicano Tom Cotton, do Arkansas, ter enviado uma carta à Intel manifestando preocupações com a segurança nacional.

Cotton mencionou um antigo caso criminal envolvendo a Cadence Design (da qual Tan foi CEO ate 2021), em que a empresa teria enviado ilegalmente produtos para a China. O senador questionou se o executivo foi obrigado a se desfazer de participações em empresas com ligações ao Partido Comunista Chinês e pediu garantias de que a Intel está em conformidade com as regulamentações de segurança dos EUA.

CEO da Intel pode prometer foco nos EUA para conseguir ‘perdão’ de Trump
Empresa virou novo alvo da Casa Branca (Imagem: Mijansk786/Shutterstock)

Já nesta sexta-feira (8), Tan publicou um comunicado direcionado a funcionários da Intel. No memorando, ele fala sobre sua gratidão aos Estados Unidos e que o sucesso da empresa é essencial para a “liderança tecnológica e industrial dos EUA, para a segurança nacional e para a força econômica”.

Em seguida, o executivo se referiu às alegações de vínculo com empresas chinesas como “desinformação” e afirmou que, em seus cargos anteriores, construiu relacionamentos diversificados ao redor do mundo – dentro dos padrões legais e éticos. Tan ainda escreveu que a Intel está em contato com o governo norte-americano para tratar sobre o problema e que apoia o compromisso de Trump com o “avanço da segurança nacional e econômica dos EUA”.

O post CEO da Intel pode prometer foco nos EUA para conseguir ‘perdão’ de Trump apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment