Home Variedade CEO da Lenovo: “IA deve tornar mouse e teclado dispensáveis”

CEO da Lenovo: “IA deve tornar mouse e teclado dispensáveis”

by Fesouza
4 minutes read

A inteligência artificial tem a capacidade de transformar o mundo como conhecemos hoje. A ferramenta já está causando mudanças no mercado de trabalho, além de ser amplamente utilizada em setores como o da saúde, por exemplo.

A tecnologia, no entanto, pode provocar alterações até mesmo nos nossos computadores. De acordo com o presidente da Lenovo no Brasil, Ricardo Bloj, a IA pode tronar mouse e teclados dispensáveis em um breve.

mouse teclado
Mouse e teclado podem estar com os dias contados (Imagem: palidachan/Shutterstock)

Ferramenta pode provocar uma verdadeira revolução

Em entrevista para a IstoÉ, Bloj afirmou que a principal mudança provocada pela popularização da inteligência artificial será na interação entre humanos e máquinas. Ele ainda contou que um dos executivos da marca chinesa tem declarado que os periféricos se tornarão obsoletos neste novo cenário.

Tem um executivo nosso que que falou numa entrevista que prevê que muito em breve você não vai usar mais o teclado nem o mouse, você vai interagir com a máquina falando e ela vai interpretar tuas necessidades.

Ricardo Bloj, presidente da Lenovo no Brasil

CEO da Lenovo: “IA deve tornar mouse e teclado dispensáveis”
Ricardo Bloj, presidente da Lenovo no Brasil, acredita que a IA transformará nossa relação com os computdores (Imagem: reprodução/redes sociais)

Para Bloj, os usuários devem incorporar o hábito de “falar com as máquinas” no futuro. Dessa forma, as pessoas vão ser reeducadas tecnologicamente, descartando a necessidade de digitar comandos, por exemplo.

Leia mais

Lenovo
Lenovo aposta na inteligência artificial (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

Empresa está acelerando uso da IA em seus dispositivos

  • A Lenovo tem investido pesado na IA desde 2024, a partir da inserção de Unidades de Processamento Neural (NPUs) em notebooks.
  • Essa integração com a ferramenta acontece de duas maneiras.
  • A principal inovação é a incorporação de processadores que possuem uma NPU, um componente de hardware projetado especificamente para acelerar tarefas de inteligência artificial, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.
  • Isso permite que o notebook execute essas tarefas de forma mais rápida e eficiente, com menor consumo de energia.
  • Além do hardware, a empresa chinesa tem integrado a IA através de software para aprimorar a experiência do usuário.

O post CEO da Lenovo: “IA deve tornar mouse e teclado dispensáveis” apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment