CEO do TikTok vai responder sobre práticas da rede social nos EUA

Shou Zi Chew, CEO do TikTok, vai comparecer ao Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Estados Unidos em 23 de março para testemunhar sobre a segurança de usuários norte-americanos da rede social.

Em um comunicado publicado na última segunda-feira (30), o comitê anunciou a presença do executivo da rede social. A intenção é que ele fale perante o Congresso sobre as práticas de segurança de dados da empresa, o impacto do TikTok para crianças e a relação da plataforma com o Partido Comunista Chinês.

Leia mais:

TikTok continua tendo anunciantes mesmo com banimentosEstados Unidos querem banir o TikTokGoogle é processado pelo Governo dos EUA e pode ter que vender parte da empresa

De acordo com Cathy McMorris Rodgers, essa é mais um dos esforços do comitê para que big techs esclareçam sobre práticas. Outros executivos de gigantes da tecnologia donas de redes sociais, como Facebook, Twitter e Google, também foram convocados a testemunhar.

“O TikTok, de propriedade da ByteDance, permitiu conscientemente que o Partido Comunista Chinês acessasse dados de usuários americanos. Os americanos merecem saber como essas ações afetam sua privacidade e segurança de dados, bem como quais ações o TikTok está tomando para manter nossos filhos protegidos contra danos online e offline. Deixamos nossas preocupações claras com o TikTok. Agora é hora de continuar os esforços do comitê para responsabilizar a Big Tech, trazendo o TikTok perante o comitê para fornecer respostas completas e honestas para as pessoas.”, relatou Rodgers.

(Imagem:DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

O TikTok confirmou que o CEO irá testemunhar em março e considera que essa será uma oportunidade de esclarecer sobre os compromissos que a empresa assume em relação à segurança nacional dos EUA.

No entanto, a empresa não concorda com as alegações de Rodgers, afirmando que o “TikTok não disponibilizou dados de usuários dos EUA para o Partido Comunista Chinês. O Partido Comunista Chinês não tem controle direto nem indireto da ByteDance ou TikTok”.

O anúncio acontece no momento em que o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA se prepara para uma votação sobre um projeto de lei que tem objetivo de banir o TikTok do território norte-americano, conforme relata a Reuters.

Outro órgão norte-americano preocupado com a rede social é o Comitê de Investimento Estrangeiros (CFIUS), que desde 2021, tenta chegar a um acordo com o TikTok para assegurar que a rede social é segura para usuários dos EUA.

Imagem destaque: Ascannio/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post CEO do TikTok vai responder sobre práticas da rede social nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

LG terá monitor com tela OLED de listras RGB poderoso na CES 2026

Notebooks para estudar: opções variadas com desconto no Magazine Luiza

12 filmes de comédia natalina para maratonar