Atualmente, as cerâmicas são amplamente utilizadas na odontologia restauradora e protética. Esses materiais podem oferecer um equilíbrio entre resistência e a aparência natural dos dentes, que são fundamentais para restaurações estéticas e funcionais.
Mas uma nova opção desenvolvida por pesquisadores brasileiros a partir de material reciclado pode tornar esses produtos mais acessíveis à população. A novidade apresenta desempenho e resistência igual ou superior ao existente no mercado, além de aumento nas propriedades antimicrobianas.

Configuração multicamada proporciona diversos benefícios
A cerâmica odontológica aprimorada foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP). O produto conta com dois grandes diferenciais: a sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados; e a inovação, com o desenvolvimento e a associação de um vidro que aprimora sua estrutura, funções e biossegurança.
Este novo biomaterial é fruto de um trabalho de pós-doutorado, que aperfeiçoou uma técnica desenvolvida pelo nosso grupo de pesquisa para reciclar resíduos de zircônia gerados durante a fabricação digital de próteses dentárias, material que pode ter até 80% de seu volume descartado sem reaproveitamento.
Estevam Augusto Bonfante, professor da USP

A configuração multicamada obtida a partir do material reciclado combina uma camada de alta resistência com outra mais translúcida, responsável pela estética, considerando que resistência e translucidez são propriedades tradicionalmente antagônicas em cerâmicas odontológicas. Além disso, a cerâmica reduz a adesão de bactérias.
Esse vidro inovador atua como camada multifuncional, capaz de reforçar a estrutura, melhorar a integração entre as camadas e conferir propriedades antimicrobianas, reduzindo a adesão bacteriana, uma característica de grande relevância clínica na área de reabilitação oral.
Estevam Augusto Bonfante, professor da USP
Leia mais
- Gel revolucionário é capaz de reverter a erosão do esmalte dentário
- Implante dentário “inteligente” promete devolver sensibilidade
- Você escova os dentes do jeito certo? Veja o que diz a ciência

Produtos reduzem o impacto ambiental
- Segundo informações do Jornal da USP, esses novos materiais ainda estão em fase de testes laboratoriais.
- Apesar disso, os pesquisadores acreditam que as cerâmicas representam um avanço importante rumo a uma odontologia mais sustentável.
- A tecnologia pode reduzir o impacto ambiental e aumentar a durabilidade e segurança clínica dos produtos.
- Além disso, pode ajudar a tornar tratamentos dentários mais acessíveis para a população.
- Uma das expectativas é que essas próteses dentárias possam ser oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O post Cerâmica feita com material reciclado é opção para próteses dentárias apareceu primeiro em Olhar Digital.
