Fones de ouvido com capacidade de “ler a mente” estão entre as principais inovações da Consumer Electronics Show (CES) 2026 que acontece em Las Vegas (Estados Unidos), esta semana, trazendo grandes avanços em relação às opções convencionais. Com tais acessórios, é possível controlar dispositivos pelo pensamento.
Modelos como o da startup Naqi Logix transformam o equipamento para ouvir músicas em uma interface neural não invasiva para controlar aparelhos sem usar as mãos ou a voz. Eles também não dependem de telas nem câmeras, se tornando uma alternativa acessível.
Como funcionam os fones neurais?
Equipado com sensores ultrassensíveis, o fone de ouvido neural Naqi detecta gestos faciais sutis, como piscar de olhos, movimentos das sobrancelhas e cerrar os dentes, entre outros, transformando-os em comandos digitais precisos para controlar dispositivos. Esse trabalho de interpretação é feito pela IA integrada ao gadget.
- Pessoas com dificuldades de fala ou mobilidade podem se beneficiar da tecnologia para ter maior independência;
- Um usuário tetraplégico, por exemplo, tem a possibilidade de controlar sua cadeira de rodas com a mente, assim como navegar na internet apenas olhando para a tela do computador;
- O funcionamento é semelhante ao do chip cerebral da Neuralink e outras empresas da área, porém não depende de cirurgia para implantação e custa bem menos;
- Segundo a startup, o dispositivo pode ser adaptado para diferentes modelos de fones desenvolvidos para acessibilidade e maior autonomia.

Esse tipo de tecnologia atende às pessoas que preferem interagir com o ambiente de maneira mais discreta, de acordo com o gerente de operações da Naqi, Sandeep Kumar Arya. Dessa forma, o usuário não precisa conversar com assistentes virtuais pelo celular, alto-falante ou óculos inteligentes.
Como destaca o executivo, os fones neurais podem se aprimorar ainda mais para facilitar a comunicação. Com a adição de novos sensores para decifrar movimentos corporais, a IA entraria em ação para identificar palavras e o tom adequado ao humor do usuário no momento.
Mais fones inteligentes na CES 2026
Outros fones com propostas diferentes do Naqi Logix também ganharam destaque na feira de tecnologia, como o AI Earbuds da OSO. Alimentado pelo GPT-5 da OpenAI, o dispositivo grava, transcreve e resume reuniões em uma linguagem mais simples, facilitando o entendimento.
Já o fone inteligente da Viaim tem recursos de IA que prometem funcionar em qualquer celular, independente da marca ou modelo, acabando com as exclusividades para os dispositivos top de linha. No modelo da Timekettle, o foco é a tradução em tempo real para diferentes idiomas.
Outra novidade é o headset MW75 Neuro LT da Neurable, que mede a atividade cerebral e fornece insights cognitivos para melhorar a saúde mental, além de contar com áudio premium.
Continue no TecMundo para conferir mais lançamentos e curiosidades apresentadas na CES 2026.
