Após décadas de pesquisa e desenvolvimento, um dos robôs humanoides mais sofisticados da indústria está prestes a sair do laboratório e entrar no chão de fábrica. A Boston Dynamics usou a CES 2026, feira de tecnologia em Las Vegas, para fazer a primeira demonstração pública do Atlas.
A empresa é parceira da Hyundai Motor Group e também anunciou que o robô já tem data para começar a trabalhar nas linhas de produção da montadora, marcando o início da aplicação prática em ambientes industriais.

Atlas fez sua primeira aparição pública na CES 2026
O Atlas não é exatamente novidade. A Boston Dynamics já divulgou vários vídeos do robô realizando diversas tarefas, como manuseando objetos, correndo, pulando, fazendo parkour e até simulando o trabalho manual em fábricas. No entanto, tudo era gravado e editado – e ele ainda não havia sido visto em público.
A primeira aparição pública aconteceu justamente na CES 2026. A Boston Dynamics fez uma demonstração das capacidades do Atlas durante o evento e aproveitou para anunciar que o modelo entrará em operação já nos próximos anos (mais detalhes abaixo).
Apesar da aparência futurista, o Atlas sempre foi pensado como um experimento voltado para uso geral. O protótipo elétrico foi criado como uma plataforma de pesquisa para testar novas formas de locomoção, manipulação e controle.
Já a versão apresentada na CES 2026 é um pouco diferente, com características pensadas para uso real: ele vem com 56 graus de liberdade, sistema de troca automática de bateria, resistência a intempéries e capacidade de levantar cargas de até 50 quilos. O robô também conta com mãos de formato humano equipadas com sensores táteis, o que amplia sua precisão em tarefas delicadas.
Além disso, segundo a empresa, o Atlas pode ser treinado para novas funções em menos de um dia, um avanço relevante para ambientes industriais que exigem flexibilidade operacional.

Atlas vai trabalhar na fábrica da Hyundai
A demonstração aconteceu junto da Hyundai Motor Group, parceira industrial da Boston Dynamics. Juntas, elas revelaram que o Atlas deve começar a operar na fábrica da montadora em Savannah, na Geórgia (EUA), nos próximos anos.
A implementação será gradual. Inicialmente, a função do robô será sequenciar peças. O plano é que, até 2030, ele já possa ser usado diretamente na montagem dos componentes.
Em comunicado, a empresa afirmou que o “o Atlas também assumirá tarefas que envolvem movimentos repetitivos, cargas pesadas e outras operações complexas”. Mas deixou claro que a ideia não é substituir trabalhadores humanos.
Com a implementação na fábrica, o Atlas vai trabalhar ao lado do robô quadrúpede Spot, já utilizado em inspeções e tarefas industriais, integrando-se à linha de produção da Hyundai.

Boston Dynamics fechou parceria com o Google
- O avanço do Atlas foi impulsionado por parcerias estratégicas. Além da Hyundai, a Boston Dynamics utiliza a infraestrutura e os modelos de inteligência artificial da Nvidia para acelerar o treinamento de robôs físicos;
- Outra parceria foi anunciada durante a CES 2026: a empresa firmou um acordo com a DeepMind, divisão experimental do Google, para o desenvolvimento de modelos fundamentais de IA voltados à próxima geração de robôs;
- A ideia é acelerar significativamente a evolução das capacidades do Atlas a partir de 2026.
Por enquanto, ainda não há informações oficiais sobre o custo do humanoide. Como referência, o Spot é vendido por cerca de US$ 75 mil por unidade (mais de R$ 403 mil). A expectativa é que o Atlas seja ainda mais caro.
O post CES 2026: robô Atlas, da Boston Dynamics, faz primeira aparição pública apareceu primeiro em Olhar Digital.
