A Wikipédia revelou sua lista anual de páginas mais acessadas e, em 2025, o artigo sobre Charlie Kirk ocupou o primeiro lugar. O ativista conservador, que já era figura conhecida nos Estados Unidos, teve sua página vista 44,9 milhões de vezes, impulsionada principalmente pelo ataque sofrido durante um debate universitário em 10 de setembro, que resultou na morte do influenciador. Segundo a Wikimedia Foundation, mais de 40% dos acessos vieram de fora do país. As informações são do The Guardian.
A plataforma, que completa 25 anos em janeiro, reforça sua relevância como fonte de informação global graças a cerca de 250 mil voluntários responsáveis por criar e editar verbetes com base em três princípios: neutralidade, uso de fontes confiáveis e ausência de opiniões pessoais.

Séries, filmes e política dominam a atenção do público
O segundo lugar ficou com a tradicional página “Deaths in 2025”, seguida pelo artigo sobre Ed Gein, o serial killer retratado na terceira temporada da série Monster, da Netflix. A presença de conteúdos relacionados ao entretenimento se mantém forte no ranking, impulsionada pelo chamado “efeito segunda tela” — quando espectadores consultam o celular enquanto assistem a filmes e programas.
Além disso, temas ligados à política dos EUA representaram cerca de um quarto dos acessos, incluindo Donald Trump, Zohran Mamdani (recém eleito prefeito de Nova York) e JD Vance (vice-presidente dos EUA), todos presentes no top 20.
Os 20 artigos mais lidos da Wikipédia em 2025
- Charlie Kirk – 44,9 milhões
- Deaths in 2025 – 42,5 milhões
- Ed Gein – 31,2 milhões
- Donald Trump – 25,1 milhões
- Pope Leo XIV – 22,1 milhões
- Elon Musk – 20,2 milhões
- Zohran Mamdani – 20,1 milhões
- Sinners (2025) – 18,2 milhões
- Ozzy Osbourne – 17,8 milhões
- Superman (2025) – 17 milhões
- Pope Francis – 15,3 milhões
- Severance – 13,9 milhões
- United States – 13 milhões
- Thunderbolts – 12,9 milhões
- Weapons (2025) – 11,8 milhões
- JD Vance – 11,6 milhões
- Adolescence – 11,6 milhões
- MrBeast – 11,5 milhões
- Cristiano Ronaldo – 10,8 milhões
- The Fantastic Four: First Steps – 10,8 milhões

O desempenho reforça o papel consolidado da Wikipédia como uma referência global, ao mesmo tempo em que aponta tendências de interesse público nas áreas de política, cultura pop e acontecimentos marcantes.
Leia mais:
- Wikipedia cria guia detalhado para identificar textos escritos por IA
- Grokipedia, de Musk, copia a Wikipédia e cita sites conspiratórios, diz estudo
- Wikipédia adota novas medidas para combater uso de IA
O post Charlie Kirk lidera ranking de páginas mais acessadas da Wikipédia em 2025 apareceu primeiro em Olhar Digital.
