A evolução da tecnologia de inteligência artificial tem sido marcada pelo avanço constante dos modelos de transformadores pré-treinados generativos (GPT) da OpenAI. O GPT-4, versão mais recente disponível ao público geral, trouxe mudanças no processamento de linguagem natural (NLP), tornando-se um marco importante em diversas indústrias de tecnologia.
No entanto, a expectativa por inovações ainda maiores no GPT-5 tem gerado ansiedade entre especialistas, que prometem melhorias significativas em várias áreas. Além disso, é necessário levar em consideração a reação dos usuários.
ChatGPT 4 e 5: existe um melhor?
Após anos de especulação, o modelo de linguagem GPT-5 da OpenAI finalmente foi lançado. Entretanto, ao contrário do que muitos rumores sugeriam, ele não atingiu a inteligência artificial geral (AGI). Apesar de mais avançado do que suas versões anteriores, o GPT-5 mantém-se dentro dos limites de uma IA especializada.
Para muitos usuários, a diferença entre o GPT-4 e o GPT-5 não é tão evidente no uso diário. Muitos não conseguem perceber melhorias significativas em sua experiência, especialmente em tarefas cotidianas que não exigem tanta complexidade ou precisão.
Por um lado, a OpenAI afirmou que o GPT-5 apresenta maior precisão, menos alucinações, e segue instruções de maneira mais fiel. Porém, alguns usuários afirmam que as respostas geradas estão mais frias e objetivas em comparação ao GPT-4. Para quem já estava acostumado com a abordagem mais fluida do modelo anterior, essa mudança pareceu um retrocesso.
No fim das contas, a percepção sobre qual modelo é superior depende bastante da preferência do usuário e do contexto de uso. Enquanto o GPT-5 pode ser uma melhoria para tarefas específicas e técnicas, muitos ainda preferem a “personalidade” do GPT-4.
Leia também:
- GPT-5 impressiona em testes, mas salto sobre GPT-4 é discreto
- Mais inteligente, confiável e gratuito: OpenAI anuncia o GPT-5
- Top 3: Brasil é um dos países que mais usa ChatGPT no mundo; veja as principais utilidades
Quais as características de cada ChatGPT?
O GPT-4, lançado em 2022, se destaca pela sua capacidade de entender e responder com maior precisão a consultas complexas, mantendo a coerência ao longo de conversas mais longas. Esse modelo tem sido amplamente adotado para automação de atendimento ao cliente, criação de conteúdo, assistência na programação e até análise de dados.
É importante mencionar que usuários casuais, que utilizam o ChatGPT sem criar conta ou efetuar login, ainda não têm acesso ao GPT-5 – ou seja, utilizam o GPT-4 de forma padrão.
Já o GPT-5 surgiu como uma evolução mais técnica, focada em eficiência e desempenho em contextos especializados. Ele consegue lidar com volumes maiores de texto em uma única interação, permitindo análises mais profundas e respostas mais contextualizadas.
Além disso, o modelo responde com maior velocidade e teve melhorias no processamento multimodal, que integram imagens e textos de forma mais fluida. Sua capacidade de seguir instruções com mais precisão e adaptar-se a áreas específicas o coloca como uma ferramenta mais técnica.
Para acessar o GPT-5, é necessário ter uma conta e fazer login no ChatGPT. Enquanto usuários gratuitos também podem utilizar o GPT‑5, mas existem restrições e limites de uso.
Qual o mais rápido para responder às perguntas?
Antes do lançamento do GPT-5, a OpenAI frisou que o novo modelo seria significativamente mais rápido, e isso parece ter se confirmado. De acordo com testes realizados pela própria empresa, o GPT-5 superou o modelo OpenAI o3 em tarefas lógicas, utilizando entre 50% e 80% menos palavras para chegar a respostas mais eficazes. Ou seja, na teoria, ele entrega resultados melhores com menos esforço que seus antecessores.
Qual gera imagens mais rápido?
A OpenAI não anunciou nenhuma mudança oficial no que diz respeito à geração de imagens, e o modelo de imagens parece continuar o mesmo. Entretanto, alguns usuários relataram problemas em consistência nas imagens geradas pelo GPT-5.
Qual mente menos e oferece resultados mais precisos?
A OpenAI afirma que o GPT-5 supera todos os modelos anteriores em testes de desempenho, oferecendo respostas com mais agilidade e eficiência. Além disso, a empresa alega que melhorias importantes foram feitas para diminuir a incidência de informações incorretas e alucinações.
Um ponto que chama atenção é que o GPT-5 tem um comportamento menos bajulador em comparação ao GPT-4. Isso significa que ele tende a ser mais objetivo e preciso nas respostas, e não concorda automaticamente com o usuário apenas para agradar. De qualquer maneira, continua imprescindível checar todas as informações fornecidas pelo chatbot.
Qual é o melhor para diferentes contextos?
Desde o lançamento do GPT-5, usuários foram às redes sociais para expressar uma reação negativa. Isso porque o modelo GPT-4 era mais descontraído, o que muitas pessoas adoravam.
Essa situação piorou quando a OpenAI decidiu retirar o GPT-4 do seletor de modelos sem aviso prévio. Perante a chuva de críticas, a OpenAI percebeu seu erro e, quase imediatamente, restaurou o acesso ao GPT-4o junto com o GPT-5, prometendo tornar a personalidade do GPT-5 mais calorosa.
Em outras palavras, aqueles que utilizam o ChatGPT como uma ferramenta mais técnica, de modo geral, estão contentes com as mudanças do GPT-5. Aqueles que utilizam o chatbot para fins mais pessoais ou “criativos”, por outro lado, podem preferir manter o GPT-4.
O post ChatGPT 4 ou 5? Veja um comparativo de qual o melhor apareceu primeiro em Olhar Digital.