ChatGPT agora pode mexer em outros apps — e até escolher músicas no Spotify

O ChatGPT agora pode usar outros aplicativos para responder às suas solicitações. A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (6) a capacidade de interagir diretamente com apps externos conectados ao chatbot, expandindo o leque de possíveis respostas da inteligência artificial.

Essa integração acontece por meio do SDK (Software Development Kit) do ChatGPT. Na prática, o usuário pode pedir para que a IA use um app externo — como Spotify, Canva ou Figma — para responder à solicitação. Caso o sistema perceba que o pedido envolve um desses serviços, ele solicitará permissão de acesso antes de prosseguir.

O ChatGPT consegue entender o contexto de forma natural e decidir quando usar um app, mas o usuário também pode ordenar a interação diretamente no comando. Por exemplo: “Monte uma playlist de rock alternativo no Spotify” ou “Crie um design de pôster no Canva”.

Apps compatíveis e o que o ChatGPT pode fazer com eles

No momento, apenas alguns aplicativos oferecem suporte à integração com o ChatGPT, mas a lista deve crescer com o tempo. Abaixo, estão alguns dos apps já compatíveis e as ações que a IA pode executar:

Spotify

  • Pesquisar por álbuns, músicas, artistas ou playlists;
  • Gerar novas playlists com base em descrições em texto;
  • Pedir recomendações musicais personalizadas.

Canva

  • Criar ou editar designs com base em descrições em texto;
  • Visualizar prévias de criações geradas pelo ChatGPT.

Figma

  • Gerar diagramas de fluxo a partir de descrições ou esboços;
  • Fazer brainstorm de ideias para interfaces;
  • Sugerir edições e ajustes em gráficos.

Coursera

  • Buscar vídeos e cursos com base em descrições ou palavras-chave.

Além desses, o ChatGPT também pode interagir com serviços como Booking.com, Expedia e Zillow. A expectativa é que, com a liberação do SDK para desenvolvedores, novos aplicativos sejam adicionados gradualmente.

Disponibilidade

O recurso de integração com apps externos está disponível para todos os usuários logados — incluindo contas gratuitas, ChatGPT Go, Plus e Pro —, com exceção dos países da Europa, onde a função ainda não foi liberada.

Com isso, o ChatGPT começa a se consolidar como um verdadeiro hub de produtividade baseado em IA, capaz de não apenas conversar, mas também agir dentro de diferentes plataformas.

Quer saber mais sobre como a inteligência artificial está transformando os principais aplicativos do mundo? Acompanhe o TecMundo para ficar por dentro das últimas novidades em tecnologia, IA e inovação digital.

Related posts

Guerra dos chips: China está contornando sanções dos EUA

Tesla anuncia nova tecnologia autônoma, mas mercado quer mais

IA inspirada no ChatGPT cria mapa detalhado do cérebro de camundongo