A OpenAI anunciou nesta quarta-feira (12) o GPT-5.1, nova versão do modelo de inteligência artificial (IA) que alimenta o ChatGPT. A atualização chega com melhorias nas capacidades de raciocínio e no cumprimento de instruções, além de aprimoramentos no estilo de comunicação.
Conforme a startup, o update foi baseado no feedback dos usuários, que sugeriram uma IA não apenas inteligente, mas que também seja agradável de interagir. Ouvindo os pedidos, a desenvolvedora facilitou a personalização do tom de conversa do bot, adicionando controles mais intuitivos que se adequam ao estilo desejado.
GPT-5.1 in ChatGPT is rolling out to all users this week.
It’s smarter, more reliable, and a lot more conversational.https://t.co/SA1Q1GPyxV
— OpenAI (@OpenAI) November 12, 2025
Quais são as melhorias do GPT-5.1?
Nesta nova atualização da geração mais recente do bot, a dona do ChatGPT trouxe dois modelos. Um deles é o GPT-5.1 Instant, uma versão mais acolhedora e que também se caracteriza pela maior capacidade conversacional e as melhorias para lidar com as instruções recebidas.
- Ele pode surpreender as pessoas com a sua descontração, “mantendo-se claro e útil”, como destacou a companhia, citando os testes iniciais;
- A versão apresenta, ainda, otimizações para seguir as instruções, respondendo de forma mais confiável às solicitações recebidas;
- Já a outra variante é o GPT-5.1 Thinking, que traz explicações mais claras e se destaca pelo tempo de raciocínio dinâmico, podendo demorar um pouco mais ao se deparar com problemas complexos e ser veloz diante de tarefas simples;
- O usuário encontrará, também, uma recepção mais calorosa e empática ao interagir com esta versão, segundo a OpenAI.
Não será necessário escolher com qual variante você deseja conversar. Por meio do GPT-5.1 Auto, o chatbot direciona a pergunta feita para o modelo mais adequado, na maioria dos casos, embora continue disponível a seleção manual.
Quanto à personalização de estilo, será possível ajustar o tom das conversas para novas opções predefinidas que refletem melhor as maneiras mais comuns pelas quais o ChatGPT é usado. As alternativas Padrão, Amigável (antiga Ouvinte) e Eficiente (anteriormente Robô) se juntam a Profissional, Sincero e Peculiar.
Disponibilidade
Os modelos GPT-5.1 Instant e GPT-5.1 Thinking começam a ser liberados esta semana, junto com o GPT-5.1 Pro, chegando primeiro para assinantes dos planos Pro, Plus, Go e Business, assim como as modalidades Enterprise e Edu, enquanto a API receberá o update na sequência. Usuários gratuitos e não autenticados terão acesso liberado posteriormente.
Assinantes ainda conseguirão acessar os modelos GPT-5 (Instant, Thinking e Pro) por mais três meses, para se adaptarem às mudanças. Eles estarão disponíveis no menu suspenso de opções descontinuadas.
Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.