ChatGPT ganha ‘Pesquisa de compras’, recurso que pode ser útil para a Black Friday

A OpenAI lançou hoje (24) a pesquisa de compras, uma nova ferramenta integrada ao ChatGPT que auxilia a encontrar os produtos desejados sem a necessidade de vasculhar dezenas de sites. A função, que gera um guia de compras personalizado, pode ser útil para a Black Friday.

Com desempenho bom em categorias como eletrônicos, cozinha e eletrodomésticos, casa e jardim, beleza e esportes e atividades ao ar livre, segundo a startup, a novidade vai além da checagem de preços. Ela é capaz de elaborar um relatório completo, fazendo comparações e muito mais.

Como funciona?

Alimentada por uma versão do modelo GPT-5 mini treinada para tarefas de compras, a nova funcionalidade faz buscas em sites e fontes confiáveis, sintetizando informações de diferentes lugares para resultados de alta qualidade. Ela também refina a pesquisa em tempo real, se ajustando ao feedback.

  • Projetado para ser transparente, o bot baseia suas respostas em sites de varejo públicos, lendo as páginas de produto e evitando sites de baixa qualidade ou com spam;
  • Mesmo apresentando bom desempenho nos testes internos, a OpenAI ressalta que a pesquisa de compras “ainda não é perfeita”;
  • Ela tem limitações, como a possibilidade de cometer erros sobre detalhes de produtos, incluindo preços e disponibilidade, por isso é recomendado visitar as lojas para checar as informações com precisão;
  • Como explicou a desenvolvedora, as interações entre os usuários e a tecnologia não são compartilhadas com as lojas utilizadas para a análise.

Introducing shopping research, a new experience in ChatGPT that does the research to help you find the right products.

It’s everything you like about deep research but with an interactive interface to help you make smarter purchasing decisions. pic.twitter.com/jksGVpCXGm

— OpenAI (@OpenAI) November 24, 2025

Enquanto a IA busca informações atualizadas na web, verificando valores, avaliações, especificações e imagens, o usuário pode guiar a pesquisa, marcando itens como “Mais como este” ou “Não interessado”. O tempo de resposta varia conforme a quantidade de dados desejada.

Para pesquisas apenas sobre preços, a ferramenta retorna rapidamente. Já para um guia de compras completo e personalizado, ela gastar alguns minutos, disponibilizando um relatório resumido que economiza tempo de busca na internet se fosse feito manualmente.

Como usar a pesquisa de compras do ChatGPT?

Acionada por meio da opção “Pesquisa de compras” no menu do bot, a novidade inicia a varredura com base nas solicitações. É possível pedir que ela encontre um aspirador silencioso para apartamentos, ajude a decidir entre modelos de bicicletas ou a sugerir presente para alguém que adora arte, por exemplo.

Em meio ao processo, o ChatGPT fará perguntas para afunilar as sugestões, ajudando a localizar promoções. Também é possível enviar a foto de um produto e pedir à IA que encontre algo parecido em uma determinada faixa de preço.

A pesquisa de compras está sendo disponibilizada gradualmente na versão web e no app do ChatGPT para usuários dos planos gratuito (com login), Go, Plus e Pro, com acesso quase ilimitado durante o final de ano. Recursos extras são oferecidos na modalidade Pulse.

O que você achou da nova função da IA? Pretende usá-la para encontrar as melhores ofertas na Black Friday? Comente nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

Apple faz rara onda de demissões na área de vendas

Buracos negros primordiais podem atravessar o corpo humano?

Anthropic: Opus 4.5 avança em código, agentes e integrações com Chrome e Excel