A OpenAI disse nesta terça-feira (7) que baniu várias contas do ChatGPT por suspeita de ligação com entidades governamentais da China. Isso aconteceu após usuários pedirem dicas de como monitorar conversas em redes sociais.
O relatório da desenvolvedora demonstrou preocupações sobre o risco de uso indevido da IA, principalmente em meio à corrida tecnológica entre Estados Unidos e China.

OpenAI baniu contas do ChatGPT por ligação com a China
De acordo com um relatório de ameaças da OpenAI, alguns indivíduos pediram ao ChatGPT que descrevessem ferramentas de “escuta” em redes sociais, além de outros métodos de monitoramento. Isso viola a política de segurança da empresa, que decidiu banir as contas – supostamente ligadas a entidades chineses.
Segundo a Reuters, a desenvolvedora também baniu contas em chinês que usavam o ChatGPT para auxiliar em campanhas de phishing e malwares, e que pediram ao chatbot informações sobre automação adicional no chatbot chinês DeepSeek. A empresa ainda removeu contas supostamente vinculadas a grupos russos que usaram o ChatGPT para desenvolver malwares.

OpenAI levantou preocupações de segurança
O relatório da OpenAI citou preocupações relacionadas ao uso indevido de inteligência artificial, principalmente em meio à corrida tecnológica entre China e Estados Unidos.
A desenvolvedora começou a reportar esse tipo de ameaça publicamente em fevereiro do ano passado. A empresa escreveu que não encontrou evidências de que o ChatGPT realmente cedeu as informações solicitadas.
A embaixada chinesa nos Estados Unidos não respondeu à Reuters sobre o caso.

Leia mais:
- Booking, Canva… agora você pode interagir com aplicativos pelo ChatGPT
- Acordos bilionários em IA: veja quanto as empresas tech já gastaram em parcerias
- Atenção, EUA! A China entrou no jogo da superinteligência artificial
ChatGPT chega a 800 milhões de usuários semanais
- O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou que o ChatGPT atingiu 800 milhões de usuários ativos por semana, um salto expressivo em relação aos 700 milhões registrados em agosto e aos 500 milhões em março;
- O número reforça a rápida expansão do chatbot entre consumidores, empresas, desenvolvedores e governos;
- Altman destacou que o ChatGPT “deixou de ser algo com que as pessoas apenas brincam para se tornar algo com que constroem todos os dias”, refletindo o papel cada vez mais central da ferramenta no ecossistema digital.
Saiba os detalhes aqui.
O post ChatGPT: OpenAI bane contas supostamente ligadas ao governo da China apareceu primeiro em Olhar Digital.