Clientes do PayPal poderão fazer compras pelo ChatGPT. A plataforma anunciou, nesta terça-feira (28), que vai aderir ao “Instant Checkout” e implementa o protocolo Agentic Commerce Protocol (ACP) para permitir transações online sem precisar sair da tela de chat.
Lançado em setembro de 2025, o ACP é um protocolo de comunicação open-source desenvolvido pela OpenAI que intermedia compras entre varejistas e clientes por meio do ChatGPT. Ele é o principal componente do Instant Checkout, recurso lançado na mesma época, que viabiliza compras online dentro do chatbot.
A partir de 2026, no processo de compra via ChatGPT, consumidores poderão escolher debitar os valores diretamente da carteira virtual do PayPal. A empresa será encarregada de prover proteção tanto ao vendedor quanto ao comprador.

Além de intermediar as negociações, o PayPal também prepara uma ferramenta proprietária para processar pagamentos com cartão dentro do ChatGPT. A companhia desenvolve ainda um suíte de soluções que permitirá a divulgação de catálogos em apps de IA, o processamento de pagamentos em diferentes plataformas e a análise de comportamento de consumidores.
Comerciantes com PayPal terão produtos divulgados pelo ChatGPT
Em 2026, varejistas que utilizam os serviços do PayPal poderão ter seus catálogos descobertos diretamente no ChatGPT. As primeiras categorias contempladas serão vestuário, moda, beleza, dispositivos domésticos e eletrônicos.
“Centenas de milhões de pessoas recorrem ao ChatGPT todas as semanas para obter ajuda com tarefas cotidianas, incluindo encontrar produtos que adoram, e mais de 400 milhões usam o PayPal para fazer compras”, afirmou o presidente e CEO do PayPal, Alex Chriss.
“Com a parceria com a OpenAI e a adoção do ACP, o PayPal potencializará pagamentos e experiências de comércio que ajudarão as pessoas a ir do chat ao checkout em apenas alguns toques para nossas bases de clientes conjuntas”, completou.
Quer ficar por dentro das novidades sobre tecnologia, IA e e-commerce? Acompanhe o TecMundo para não perder as próximas atualizações sobre o ChatGPT, PayPal e o futuro das compras com inteligência artificial.
