A plataforma de inteligência artificial (IA) generativa ChatGPT vai mesmo ganhar anúncios em um futuro próximo. Evidências sobre a novidade surgiram a partir de uma análise do aplicativo do chatbot para dispositivos móveis com Android.
De acordo com o pesquisador Tibor Blaho, que postou uma captura de tela do código da versão Beta 1.2025.329 do app do ChatGPT em uma publicação no X, há referências envolvendo os termos “bazaar content“, “search ad” e “search ads carousel” — todos nunca antes vistos no aplicativo.
Até o momento, a OpenAI não se manifestou oficialmente sobre o caso. Porém, desde o final do ano passado há relatos de que a responsável pela plataforma de IA busca formas de monetizar o serviço e estuda qual seria a melhor forma de posicionar publicidade nos conteúdos gerados.
ChatGPT Android app 1.2025.329 beta includes new references to an “ads feature” with “bazaar content”, “search ad” and “search ads carousel” pic.twitter.com/BdHOJIQHmA
— Tibor Blaho (@btibor91) November 29, 2025
Além disso, não há uma previsão sobre quando os anúncios serão mesmo implementados e nem mesmo se eles ficarão inicialmente restritos aos aplicativos do ChatGPT para dispositivos móveis, ou então serão exibidos também na versão web para navegadores.
Como serão os anúncios do ChatGPT?
Como os indícios encontrados só indicam a presença de certos conteúdos, mas não há registro visual deles, ainda não é possível saber como será a inserção de publicidade no ChatGPT.
- Tibor acredita que eles serão adicionados de forma similar ao que já acontece em ferramentas como o buscador do Google, ou seja, como conteúdos patrocinados que são sugeridos ao usuário;
- Pelos termos utilizados, os anúncios não aparecerão em qualquer conversa com o chatbot de IA generativa, mas como sugestões no mecanismo de busca na web e um carrossel de produtos no recente modo “Pesquisa de compras”, que encontra ofertas para usuários em lojas digitais;
- Apesar de ainda não ser possível confirmar a informação, a presença de anúncios deve ser um novo diferencial na utilização da versão gratuita do ChatGPT em comparação com os planos pagos, como o Plus e o Pro;,
- Também não é possível saber por enquanto se os anúncios serão direcionados, ou seja, utilizarão dados coletados dos usuários para oferecer publicidade mais precisa — como interações anteriores ou até a Memória do chatbot;
A OpenAI está em busca de formas de gerar receita a partir da popular ferramenta de IA para equilibrar as próprias contas. Estimativas apontam que a companhia não terá lucro até 2029 e apresenta um alto volume de gastos, mas recebe muitos investimentos de fundos e companhias que acreditam na geração de receita futura por parte da plataforma.
Quer ficar por dentro das principais novidades do mercado de IA? Confira a seção especial sobre o tema no site do TecMundo!