A série de televisão mexicana mais amada pelos brasileiros, “Chaves”, é aquele tipo de produção que nunca cansa seus fãs e não perde a força com o tempo. Exibida originalmente no México como um programa solo entre 1973 e 1980, “Chaves” chegou ao Brasil em 1984 e, ao longo dos anos, mesmo com algumas pausas na exibição, marcou a história da emissora.
E, atualmente, o seriado ainda está com tudo! A produção biográfica “Chespirito: Sem Querer Querendo” (2025) e uma paródia exibida no programa americano Saturday Night Live em outubro de 2025 trouxeram novamente atenção para essa tão amada série.
Contudo, depois de todos esses anos, você sabe o que aconteceu com os atores que estrelaram “Chaves”? Se não, continue lendo.
Como estão os atores de Chaves hoje?
Como estão os atores de Chaves hoje?
Chaves – Roberto Gómez Bolaños
Com o apelido de Chespirito (diminutivo de “Shakespeare”, dado por seu talento para escrever e atuar), Roberto Gómez Bolaños foi o intérprete de Chaves e Chapolin, além de criador de ambas as séries.
Ele morreu em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos, vítima de complicações cardíacas. O seu falecimento causou grande comoção em toda a América Latina.
Seu Madruga – Ramón Valdés
Talvez o personagem mais querido pelos brasileiros, Seu Madruga era interpretado por Ramón Valdés, que já faleceu há bastante tempo.
Ele morreu em 9 de agosto de 1988, aos 63 anos, vítima de câncer de estômago que se espalhou e atingiu sua coluna vertebral.
Chiquinha – María Antonieta de las Nieves
María Antonieta de las Nieves, a “Chiquinha”, ainda está viva. Nascida em 22 de dezembro de 1946, a atriz de 78 anos, que também interpretava a Dona Neves na série, foi recentemente hospitalizada após uma forte crise de ansiedade, mas já recebeu alta.
Leia mais
- 8 filmes de baixo orçamento que lucraram alto nas bilheterias
- 8 filmes fora do circuito de Hollywood para assistir online no streaming
- Jinwoo ou Sung Suho? Saiba quem é o mais forte no anime Solo Leveling
Dona Florinda – Florinda Meza
Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda, também está viva. Viúva de Roberto Gómez Bolaños, a atriz, roteirista, diretora e produtora de 76 anos, nascida em 8 de fevereiro de 1949, também se destacou como Popis em “Chaves” e em diversos papéis femininos de “Chapolin”.
Ela tem sido uma figura presente em entrevistas e discussões sobre os direitos da obra do marido e sobre a produção “Chespirito: Sem Querer Querendo”.
Quico – Carlos Villagrán
O eterno Quico, Carlos Villagrán, de 81 anos (nascido em 12 de janeiro de 1944), continua vivo e ativo.
Em 2025, ele voltou a se apresentar com seu personagem mais famoso em um circo no Peru, após ter anunciado sua aposentadoria.
Dona Clotilde (“A Bruxa do 71”) – Angelines Fernández
Atriz espanhola que interpretou a “Bruxa do 71”, morreu em 25 de março de 1994, aos 69 anos, vítima de câncer de pulmão. Antes da fama no México, ela lutou contra o regime de Francisco Franco e fugiu da Espanha. No México, destacou-se em novelas, rádio e cinema, atuando com nomes como Cantinflas, e já foi considerada uma das mulheres mais belas do país.
Professor Girafales – Rubén Aguirre
Rubén Aguirre, intérprete do Professor Girafales, também faleceu. Nos últimos anos de vida, o inesquecível “Mestre Linguiça” enfrentou diversos problemas de saúde. Ele morreu em 17 de junho de 2016, aos 82 anos, com a causa da morte divulgada como pneumonia e parada cardiorrespiratória.
Seu Barriga – Édgar Vivar
Édgar Vivar, intérprete de Seu Barriga e Nhonho, está vivo e segue ativo. Com 76 anos (nascido em 28 de dezembro de 1948), ele continua atuando, concedendo entrevistas e participando de eventos.
É possível assistir nas plataformas Netflix, Globoplay e Prime Video.
Não. O SBT readquiriu Chaves e Chapolin em 2024, mas após um ano de exibições, os programas foram retirados da grade em 2025.
O post Chaves, Seu Madruga, Chiquinha e mais: o que aconteceu com os atores da série do SBT apareceu primeiro em Olhar Digital.