Chefe de cibersegurança dos EUA enviou arquivos sigilosos ao ChatGPT, diz site

A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA) abriu uma apuração interna após a divulgação de que seu diretor interino, Madhu Gottumukkala, enviou documentos sensíveis do governo para o ChatGPT. A informação foi publicada pelo site Politico na terça-feira (27), com base em relatos de autoridades envolvidas no caso.

Segundo a reportagem, Gottumukkala, nomeado para o cargo durante o governo de Donald Trump, teria feito o upload de arquivos de contratação marcados como “for official use only” (apenas para uso oficial). A ação teria acionado múltiplos alertas automáticos de segurança, criados para evitar a retirada ou divulgação indevida de dados a partir das redes federais.

Diretor interino da CISA teria enviado arquivos sigilosos do governo norte-americano ao ChatGPT (Imagem: Teacher Photo / Shutterstock.com)

Fontes ouvidas pelo Politico afirmam que o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Department of Homeland Security – DHS), ao qual a CISA está vinculada, passou a avaliar se houve algum prejuízo à segurança governamental em decorrência do envio dos arquivos a uma versão pública de um modelo de linguagem.

Uso do ChatGPT e investigação interna

O Politico relata que Gottumukkala recebeu uma exceção para utilizar o ChatGPT no início de sua gestão na CISA, em um período em que outros funcionários estavam proibidos de acessar a ferramenta. A prática levanta preocupações porque o envio de documentos internos, ainda que não classificados, a um sistema público de inteligência artificial pode permitir que o modelo seja treinado com essas informações, aumentando o risco de que o conteúdo seja posteriormente compartilhado com outros usuários.

Em resposta ao veículo, um porta-voz da CISA declarou que o uso do ChatGPT por Gottumukkala foi “de curto prazo e limitado”. Ainda assim, autoridades do DHS buscaram verificar se os alertas de segurança indicaram qualquer comprometimento efetivo dos dados.

Antes de assumir a direção interina da agência federal, Gottumukkala ocupou o cargo de diretor de tecnologia da informação do estado de Dakota do Sul, durante o mandato da então governadora Kristi Noem. Após sua nomeação para a CISA, de acordo com o Politico, ele teria falhado em um teste de polígrafo de contrainteligência, que posteriormente foi classificado pelo DHS como “não sancionado”.

Ainda conforme a reportagem, na sequência desse episódio, Gottumukkala suspendeu o acesso de seis funcionários de carreira a informações classificadas, medida que também entrou no radar das autoridades de segurança interna.

O post Chefe de cibersegurança dos EUA enviou arquivos sigilosos ao ChatGPT, diz site apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Após final polêmico, Stranger Things continua viva no mundo dos games

Cafeteiras expresso, café em pó e cápsulas com até 45% OFF na Amazon; aproveite

Google lança “novo Chrome” com Gemini que navega na Web sozinho